quarta-feira, 30 de junho de 2010

Viver a simplicidade da vida!


Já ouvimos por muitas vezes a frase: - “A VIDA É SIMPLES!”, mas infelizmente nós a complicamos, pois nunca aceitamos os fatos ou simplesmente não aceitamos as situações que aparecem de uma maneira simples, acabamos fazendo um tremendo drama para todos acharem que somos coitadinhos.
Esquecemos que a felicidade acontece em pequenos momentos, simples acontecimentos que por muitas vezes deixamos passar despercebido em nossa vida, pois queremos tanto que nossos sonhos e desejos acontecem o mais rápido que esquecemos de viver o agora.
Temos que aprender que tudo acontece no seu determinado tempo, então vamos esquecer o futuro, vamos parar de nos preocupar com o amanhã e começar a viver o hoje, partilhar mais cada momento com as pessoas que amamos, ajudar as pessoas que necessitam e preocupar com uma coisa de cada vez.
Vamos parar com essa mania de resolver os problemas de todo mundo, cada um que se preocupe com seu problema, vamos viver a simplicidade da vida, vamos enfrentar a vida de frente, sorrir mais, falar palavras amigas e desejar o bem aos outros.
Jesus nos ensinou a viver simples, tanto nos atos, como nas palavras, ver a vida de uma maneira simples, quando vemos a vida na sua simplicidade tiramos das nossas costas um peso, pois aprendemos que tudo que acontece tem um propósito de crescimento para nossa caminhada.
A novelista Kathleen Norris diz que “a vida é mais simples do que a gente pensa; basta aceitar o impossível, dispensar o indispensável e suportar o intolerável”, mas por muitas vezes fazemos o contrario, pelo simples fato do medo do futuro, ou querer que tudo aconteça do jeito que queremos, não aceitando a vontade de Deus e não deixando que a vida tome o seu percurso.
Quando assistimos o filme Click, podemos perceber que por muitas vezes fazemos o nosso modo de vida daquele jeito, queremos que tudo aconteça tão depressa e que tudo se resolva rapido e aio nosso favor, que deixamos de viver os momentos com as pessoas que amamos, e um dia vamos olhar para trás e se arrepender de querer andar tão depressa.
Viver a simplicidade da vida é aceitar ou não, se aceitarmos as coisas como são e tirarmos delas as lições que precisamos, vamos viver mas alegre e vamos desfrutar da vida nos pequenos momentos de felicidade que ela nos proporciona, se não aceitarmos vamos viver nos machucando e vivendo ilusões que nós mesmos construirmos.
Vamos viver a vida, como ela é, vamos aprender a agradecer a Deus por tudo e por todos em nosso caminho, vamos sorrir e saber que tudo aqui é passageiro e passa rapido, vamos ser pessoas melhores e fazer do mundo em que vivemos um mundo melhor.


Neisson Almeida

Saber Viver


Não sei... Se a vida é curta
Ou longa demais pra nós,
Mas sei que nada do que vivemos
Tem sentido, se não tocamos o coração das pessoas.

Muitas vezes basta ser:
Colo que acolhe,
Braço que envolve,
Palavra que conforta,
Silêncio que respeita,
Alegria que contagia,
Lágrima que corre,
Olhar que acaricia,
Desejo que sacia,
Amor que promove.

E isso não é coisa de outro mundo,
É o que dá sentido à vida.
É o que faz com que ela
Não seja nem curta,
Nem longa demais,
Mas que seja intensa,
Verdadeira, pura... Enquanto durar


Texto de: Cora Coralina
Fonte: http://www.pensador.info

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Sorrir é a melhor forma de amenizar nossos problemas!


Na vida já passamos e iremos passar por diversos problemas, teremos que enfrentar obstáculos de diversos tamanhos, e infelizmente quando esses problemas aparecem e encontramos os obstáculos a nossa frente temos a mania de nos entristecer, deixar que o desânimo tome conta do nosso ser.
Deus nos deu um remédio para usarmos na hora do nosso sofrimento, muitos de nós não estamos acostumados a fazer uso desse remedinho que não custa nada, e que quando o abrimos não só nos contagia, mas, contagia todos que estão ao nosso redor, esse remédio é o nosso sorriso, ele nos ajuda na hora mais penosa da nossa caminhada, e também ajuda as pessoas que estão ao nosso redor.
O ato de estampar o sorriso nos ajuda a ser pessoas melhores e enxergar o problema de um forma menos árdua para nossa vida, não adianta ficar xingando ou com a cara feia, pois não ira resolver nada, quantas pessoas deixam a vida passar num piscar de olhos, não faz amizades porque traz um semblante de tristeza ou rancor em seu rosto, o próprio Cristo que veio coma missão mais difícil para ser cumprida, trazia em seu rosto um sorriso e por muitas vezes contagiou todos com sua alegria.
Por isso Deus quer que também tenhamos esse sorriso contagiante, que faz milagres em nossa vida, então vamos aprender que quando aparecer um problema em nosso caminho, ao invés de chorarmos ou nos lamentar, vamos sorrir para ele, pois assim vamos mostrar a ele que Deus esta do nosso lado e confiamos nele e na nossa capacidade de vencer.
Mario Quintana diz assim:- “"Quero sempre poder ter um sorriso estampado em meu rosto, mesmo quando a situação não for muito alegre... E que esse meu sorriso consiga transmitir paz para os que estiverem ao meu redor.”
Assim também temos que agir, pois o poder desse sorriso faz coisas inimagináveis em nossa vida e na vida das outras pessoas, assim faremos um mundo melhor e andaremos mais tranquilo no caminho da nossa vida.
Não importa a gravidade do problema ou tamanho do obstaculo, quando aparecer vamos sorrir para ele, é lógico que ele não vai desaparecer como num toque de mágica, mas pelo menos irá se menor do aparenta.
Vamos sorrir, vamos distribuir sorriso, vamos refletir que somos vencedores e que nada nessa vida nos tira a alegria de viver ou continuar caminhando.

“Ando devagar porque já tive pressa
e levo esse sorriso porque já chorei demais.
Hoje me sinto mais forte mais feliz, quem sabe?
Só levo a certeza de que muito pouco sei, ou nada sei...”
(Almir Sater e R. Teixeira)


Neisson Almeida

TEXTO DE CHICO XAVIER


Que eu continue com vontade de viver,
mesmo sabendo que a vida é,em muitos momentos,
uma lição difícil de ser aprendida.
Que eu permaneçacom vontade de ter grandes amigos,
mesmo sabendo que,com as voltas do mundo,
eles vão indo embora de nossas vidas.
Que eu realimente sempre a vontade de ajudar as pessoas,
mesmo sabendo que muitas delas são incapazes dever,
sentir,entender ou utilizar essa ajuda.
Que eu mantenha meu equilíbrio,
mesmo sabendo que muitas coisas que vejo no mundo
escurecem meus olhos.
Que eu realimente a minha garra,
mesmo sabendo que a derrota e a perdasão ingredientes
tão fortes quantoo sucesso e a alegria.
Que eu atenda sempre mais à minha intuição,
que sinaliza o que de mais autêntico eu possuo.
Que eu pratique mais o sentimento de justiça,
mesmo em meio à turbulência dos interesses.
Que eu manifeste amor por minha família,
mesmo sabendo que ela muitas vezes
me exige muito para manter sua harmonia.
E,acima de tudo...
Que eu lembre sempre que todos nós
fazemos parte dessa maravilhosa teia chamada vida,
criada por alguém bem superior a todos nós!
E que as grandes mudanças não ocorrem por grandes feitos
de alguns e,sim,nas pequenas parcelas cotidianas
de todos nós!


Autor: Chico Xavier
Fonte: http://www.pensador.info/autor/Chico_Xavier/2/

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Vamos escolher com quem andamos com a Alma!


Durante a caminhada da nossa vida encontramos trechos duros para serem ultrapassados, por muitas vezes levamos tombos que marcam não só o nosso corpo mas também a nossa alma, deixam cicatrizes.
Muitas vezes o tombo é tão grande que no silêncio choramos, pois muitas vezes esse tombo é causado pela rasteira de pessoas que admiramos e que consideramos muito em nossa vida. Mas chorar não é vergonha, pois a lágrima é que lava nossa alma, limpa, purifica e a deixa preparada para continuar na caminhada.
Por isso nunca temos o porque envergonhar das vezes que choramos, mesmo que essas vezes tem sido na frente da pessoa que não gostaríamos, Cristo mesmo sendo Deus chorou nas vezes que ele viu que as pessoas que ele amava não entendia o que ele queria dizer.
Temos que saber escolher as pessoas que andamos, que contamos os nossos segredos, pois muitas vezes deixamos a aparência falar mais alto que o nosso coração, temos que deixar a nossa alma escolher as pessoas para andarem ao nosso lado, pois ela enxerga a alma da outra pessoa.
Temos que entender que pessoas vem e vão, umas marcam a nossa vida com gestos e palavras boas e que pra sempre carregaremos dentro dos nossos corações, outras querem apenas se aproveitar, viver o momento, brincar com nossa vida, mas muitas dessas vezes nós damos a liberdade para que elas brinquem, por medo de perdê-las não colocamos limites e quando vemos nos machucam e fogem, deixando marcas e cicatrizes que levam anos para esquecer.
Saber escolher as pessoas, e dar ouvido a quem realmente nos ama é muito importante para o nosso crescimento, tanto espiritual como moral, muitas vezes temos que escutar a verdade de quem nos ama para podermos despertar para a vida.
Se olharmos para trás vamos ver que muitas pessoas que se diziam amigas ou que nos amavam já fizeram o mesmo, o jeito é aprender com nossos erros e aprender a olhar o interior de cada pessoa, sem se preocupar com o exterior.
Vamos aprender a dar mais valor aos nossos pais, aos nossos poucos e verdadeiros amigos, vamos aprender a confiar mais em nós mesmos, e nunca colocar a nossa vida nas mãos de outras pessoas, vamos trazer dentro de nós uma lado de desconfiança para assim poder nos defender de pessoas que não valem a pena.
Vamos ouvir o nosso inconsciente pois ele é a voz da nossa alma, dizendo o que devemos ou não fazer, vamos acreditar na nossa intuição e no nosso senso de simpatia ou antipatia com essa ou aquela pessoa, pois ela nos direciona a quem devemos ou não confiar.
Cristo quando escolheu os doze apóstolo para caminhar ao seu lado, ele sabia em quem confiar e sabia aqueles que iam trair, mas na hora que ele foi pra Cruz, aquele a quem mais confiava o negou por três vezes.
Se até o filho do Altíssimo passou por isso, também iremos passar, mas o importante é saber perdoar e acolher aqueles que realmente querem a nossa felicidade.

Neisson Almeida

TEXTO DE WILLIAN SHAKESPEARE


Eu aprendi...
...que ignorar os fatos não os altera;

Eu aprendi...
...que quando você planeja se nivelar com alguém, apenas esta permitindo que essa pessoa continue a magoar você;

Eu aprendi...
...que o AMOR, e não o TEMPO, é que cura todas as feridas;

Eu aprendi...
...que ninguém é perfeito até que você se apaixone por essa pessoa;

Eu aprendi...
...que a vida é dura, mas eu sou mais ainda;

Eu aprendi...
...que as oportunidades nunca são perdidas; alguém vai aproveitar as que você perdeu.

Eu aprendi...
...que quando o ancoradouro se torna amargo a felicidade vai aportar em outro lugar;

Eu aprendi...
...que não posso escolher como me sinto, mas posso escolher o que fazer a respeito;

Eu aprendi...
...que todos querem viver no topo da montanha, mas toda felicidade e crescimento ocorre quando você esta escalando-a;

Eu aprendi...
...que quanto menos tempo tenho, mais coisas consigo fazer.
(Boa noite , Amor )


Texto de: William Shakespeare
Fonte: http://www.pensador.info/textos_de_amor_william_shakespeare/

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Vamos acreditar em nossos Sonhos e nos nossos Ideais!


Durante a nossa caminha deixamos muitas coisas boas passarem, tomamos decisões erradas que por muitas vezes atrapalham a realização de nossos sonhos e nos faz estacionar em determinado ponto da vida não nos deixando caminhar. Isso por muitas vezes também nos afasta dos nossos ideiais, daquilo que acreditamos ser o certo para nossa vida, muitas vezes deixamos os nossos sonhos nas mãos de outras pessoas, queremos viver os ideias dos outros e nos perdemos na nossa caminhada.
Deixamos de acreditar em nós mesmos, passamos a ter uma vida vazia e sem graça pois caminhamos por caminhos que não são nossos e acreditamos em coisas que nunca farão parte das nossas idealizações.
Por isso temos que parar de viver a vida dos outros e viver a nossa vida, temos que caminhar no nosso caminho e ser fiés aos nossos ideais e os nossos sonhos. Assim por mais dificil que seja nossa caminhada, vamos faze-la da melhor forma possível, sabendo fazer boas escolhas e deixando apenas as pessoas que querem crescer juntas ao nosso lado.
Não podemos nunca desacreditar em nós, nunca desistir de nossos sonhos, mesmo que as pessoas não acreditem em nós, mesmo que muitas vezes somos alvos de calunias nunca devemos desanimar e nem sair da meta que traçamos para nossa vida, pois no final somos nós que vamos ser responsabilizados pelas nossas atitudes.
Ninguém pode responder pelos nossos erros e acertos, cada um é responsavel pelos seus, por isso temos que sempre fazer coisas boas e traçar caminhos que nos leva a lugares certos e pessoas certas, não podemos nos deixar ser influenciados por ninguém e por nada.
Não vamos deixar que ninguém roube nossos sonhos, não vamos deixar de viver o nosso ideal por qualquer motivo que seja, vamos ser fiéis a nós mesmos, vamos ser fiéis a nossa razão, aos nossos sentimentos e a nossa alma, mesmo que aquilo que tanto queremos não seja para nós, não vamos ficar sofrendo ou lamentando pois Deus irá nos dar aquilo que realmente merecemos.
Assim vamos viver mais, menos preocupados, menos pessismistas, pois saberemos que tudo que sonhamos com calma vamos realizar, mesmo que demore ou que levamos muitos tombos, mas no final venceremos, pois quem espera alcança e quem luta com fé vence.

“Os ideais que iluminaram o meu caminho são a bondade, a beleza e a verdade.” (Albert Einstein)


Neisson Almeida

Corredores...


Eu andei
Sorri, chorei, tanto
Não me arrependi
Ganhei e perdi
Fiz como pude
Lutei contra o amor
E quanto mais vencia, me achava um perdedor
Mais tarde me enganei
Vi com outros olhos
Quando às vezes não amei a mim
Não por falta de amor
Mas amor demais me levando pra alguém
Quem?
Visitou os corredores da minha alma
Soube dos enganos
Secretos planos
E até uns traumas
Sempre fui muito só
Eu andei
Sorri, chorei tanto
Fui quase feliz
Fiz tudo que quis
Fiz como puder
Desprezei meu ego
Dando esmolas a ele com se fosse um cego
Mais tarde me enfeitei
Até pintei os olhos
Quando às vezes não amei a mim
Não por falta de amor
Mas amor demais me escapando pra alguém
Quem?
Visitou os corredores da minha alma
Soube dos meus erros
E dos nós que fiz
Bem na linha da vida
Sempre fui muito só

Texto de Ana Carolina
Fonte: http://www.pensador.info

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Amar o próximo como a nós mesmos! - O começo de mudar a nós mesmos e o mundo em que vivemos.

Um dia questionado qual seria o maior de todos os mandamentos, Jesus respondeu: - “Amar o próximo como a si mesmo.”Nessa resposta ele nos ensinou que nunca devemos esperar para a mudança do mundo, pois a grande mudança tem que ser em cada um de nós, mudar a nossa maneira de julgar o outro, os nossos preconceitos e a nossa arrogância, aceitar e respeitar cada indivíduo do jeito que ela é.
Ele ensinou que quando amamos a outra pessoa nunca iremos fazer o mal, pois nunca iremos fazer contra ela o que não gostaríamos que fizessem conosco. Mas infelizmente milhares de anos já se passaram quando Cristo falou isso, e até hoje nós não aprendemos a essência desse ensinamento, pois para conseguir o que queremos acabamos prejudicando o nosso próximo.
Muitas vezes reclamamos e achamos injusto algo que alguém pratica contra nós, mas nunca julgamos a nossa má atitude com a outra pessoas, por muitas vezes somos ingratos, preconceituosos, deixamos a aparência sobressair invés da qualidade do nosso irmão, negamos um alimento, uma roupa a quem precisa, e por muitas vezes mesmo tendo o que precisamos para viver, reclamamos de Deus por não ter nos dado mais.
Somos incapazes de sairmos do nosso lugar para lutar pela igualdade entre as pessoas, caluniamos, prejudicamos a quem nos fez mal, pois não temos a humildade de perdoar, mas também não temos a simplicidade de pedir perdão as vezes que erramos quando alguém.
Quando alguém consegue algo, ficamos com inveja e desejamos que ela não consiga se sobressair, ao invés de parabeniza-las e lhe desejar boa sorte na sua nova empreitada. Deixamos a nossa razão falar mais alto que a nossa alma, e dessa maneira ao invés de progredirmos em nossa caminhada, acabamos regredindo e nos tronando pessoas infelizes, pois esquecemos que por muitas vezes a nossa alegria é poder se alegrar com a conquista da outra pessoa.
Amar o próximo é poder dar um sorriso, uma abraço, dizer um muito obrigado ou apenas lhe transmitir um olhar de carinho e de compreensão, é poder estender a mão quando ele esta caído, ajuda-lo a tirar a poeira e caminhar ao seu lado.
Tudo isso nos leva a ser pessoas melhores, nos ajudam a crescer tanto moralmente como espiritualmente, nos ajuda a estar mais próximo de Deus, pois esquecemos que Deus esta no semblante de cada um de nós.

Neisson Almeida

Texto de Chico Xavier


Que eu continue com vontade de viver,
mesmo sabendo que a vida é,em muitos momentos,
uma lição difícil de ser aprendida.
Que eu permaneçacom vontade de ter grandes amigos,
mesmo sabendo que,com as voltas do mundo,
eles vão indo embora de nossas vidas.
Que eu realimente sempre a vontade de ajudar as pessoas,
mesmo sabendo que muitas delas são incapazes dever,
sentir,entender ou utilizar essa ajuda.
Que eu mantenha meu equilíbrio,
mesmo sabendo que muitas coisas que vejo no mundo
escurecem meus olhos.
Que eu realimente a minha garra,
mesmo sabendo que a derrota e a perdasão ingredientes
tão fortes quantoo sucesso e a alegria.
Que eu atenda sempre mais à minha intuição,
que sinaliza o que de mais autêntico eu possuo.
Que eu pratique mais o sentimento de justiça,
mesmo em meio à turbulência dos interesses.
Que eu manifeste amor por minha família,
mesmo sabendo que ela muitas vezes
me exige muito para manter sua harmonia.
E,acima de tudo...
Que eu lembre sempre que todos nós
fazemos parte dessa maravilhosa teia chamada vida,
criada por alguém bem superior a todos nós!
E que as grandes mudanças não ocorrem por grandes feitos
de alguns e,sim,nas pequenas parcelas cotidianas
de todos nós!


Autor: Chico Xavier
Fonte: http://www.pensador.info

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Reconquistar a nossa Alma!


Quero começar esse texto com uma frase do Físico, Matemático, filósofo, moralista e Teólogo Francês Blaise Pascal - “De que serve ao homem conquistar o mundo inteiro se perder a alma?
Infelizmente por diversas vezes em nossa vida perdemos a nossa alma, ou seja, perdemos a nossa identidade, essa perda se dá porque queremos viver a vida de outras pessoas, queremos sonhar os sonhos delas ou deixamos que ela mesmo coloque sua identidade em nós. Desse modo a cada dia nos desviamos de nosso caminho, entrando por lugares que nunca irá nos levar a lugar algum.
Vamos de pouco a pouco deixando nossos amigos, companheiros, pessoas que nos amam de lado para viver algo que futuramente nos ensinara mas se não estivermos preparados para enfrentar nos deixará marcas terríveis.
O nosso espirito é único, é ele que nos conduz, que nos faz sonhar, nos faz lutar por aquilo que tanto desejamos e nos faz almejar o ponto que queremos alcançar, quando o perdemos, deixamos de viver, pois colocamos nossa vida, nosso ideal e nossos sonhos nas mãos de pessoas que são incapazes de viver suas próprias vidas.
O primeiro passo para sairmos de onde nós mesmo nos colocamos é reconquistar o nosso espirito, é reconquistar a nossa liberdade é trazer de volta a autoestima que nos faz felizes conosco mesmo. Dando esse passo iremos sem duvida retomar a nossa vida e voltar a caminhar o nosso caminho e realizar nossos sonhos.
Como se questiona Blaise Pascal, também devemos questionar, pois o único culpado de perder a nossa alma somos nós mesmos, pois na ânsia de buscar a felicidade a qualquer custo, de querer ter tudo acabamos tirando de nós o pouco que nos faz feliz, e nós mesmo nos cegamos para os pequenos momentos que proporciona essa felicidade.
Temos que acreditar em Deus, que nos dará aquilo que tanto queremos no momento certo, temos que acreditar em nós mesmos, na nossa capacidade de conseguirmos aquilo que tanto queremos.
Por isso vamos cuidar bem de nós mesmos, vamos cuidar bem do nosso espirito, vamos cuidar dos valores que nossos pais nos passaram e naqueles que nascemos, pois esses valores é a nossa consciência que vai nos mostrar o que é certo ou errado.
Vamos valorizar a nossa família, os nossos verdadeiros amigos e nossos fiéis companheiros, vamos aprender a observar e julgar as pessoas, não pelas sua aparências mas pelas suas índoles e atitudes.
Vamos aprender com o Cristo que nunca julgou ninguém pela suas aparências ou pela sua capacidade de argumentação, mas sempre julgou pelo seu coração, e pela suas almas que transpareciam em seus olhares.

Neisson Almeida

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Respeitar nossos valores e nossas vontades!


Uma das coisas que temos que aprender e levar pelo resto de nossa vida é o respeito a nós mesmos, nossos valores e nossas vontades, pois se tivermos isso dentro de nossos corações, nunca iremos deixar que ninguém brinque ou desrespeite as nossas vontades.
Mas em muitos momentos da nossa vida, perdemos esse respeito, não damos mais importância aos valores que adquirimos e deixamos as nossas vontades para fazer a vontade de outras pessoas, dessa forma deixamos que as pessoas nos manipulem e faça que vivamos uma vida totalmente mecanizada, ou seja, nos tronamos verdadeiros robores e assim vamos sendo manipulados e vivendo desilusões e acumulando decepções que nos fazem sofrer.
Quando isso acontece, não temos que colocar a culpa em ninguém e nem responsabiliza-los, pois os únicos culpados somos nós, pois permitimos que as pessoas ultrapassassem o limite que nos separam deles, e deixamos que eles tomassem as rédeas da nossa vida e nos conduzirem por caminhos que não éramos para percorrer.
Vamos aprender com Jesus, quantas e quantas pessoas ele fez que enxergassem que tinham perdido os valores e o respeito de si mesmos, e quando elas recuperaram esses valores e esse respeito mudaram a trajetória de suas vidas, voltando para os caminhos que tinham que percorrer.
Assim é que temos que agir, ver a situação que estamos passando e perceber que colocar a nossa vida na mão de outras pessoas ou querer viver a vida delas não nos trara felicidade alguma. Recuperar nosso respeito e nossos valores é voltar a viver, é voltar a caminhar, para que os outros nos respeitem é preciso acima de tudo nos respeitarmos primeiro, é fazer que as pessoas nos aceitem do jeito que somos, respeitando nossos limites e nossa liberdade.
A felicidade não esta nas pessoas, e sim nos momentos que conseguimos usufruir ao lado delas, sejam amigos, a pessoa amada ou familiares, por isso temos que fazer o nosso caminho, sonhar os nossos sonhos e respeitar a nossa vontade.
Pablo Neruda escreveu - “É proibido chorar sem aprender, Levantar-se um dia sem saber o que fazer, Ter medo de suas lembranças.” E quando nos respeitamos, mesmo cometemos erros, mas não deixamos de lado nossos valores, nunca iremos nos arrepender de nada, e nunca teremos medo de lembrar do nosso passado.
Por isso vamos nos devolver o respeito, vamos colocar limites para que as pessoas não ultrapassem e vamos fazer o que temos vontade, sem se preocupar por aquilo que as pessoas achem ou deixem de achar, vamos ser felizes, vamos nos fazer felizes a cada dia a cada momento.
Vamos viver cada momento da nossa vida como se fosse o ultimo, vamos sorrir, vamos ajudar, vamos doar, vamos abraçar, vamos beijar e vamos fazer a cada dia nascer uma flor no jardim do nosso coração.

Neisson Almeida

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Na Visão Masculina e Feminina – O Encontro e Desencontro do Amor!


Tudo começou assim... em um dos nossos encontros depois de diálogos e monólogos (pois muitas vezes prefiro explorar o Neisson com minhas indagações, propositalmente), em tom de brincadeira, fiz um convite ao meu doce amigo sobre escrevermos a quatro mãos um texto para o dia dos namorados... e ele, a favor de grandes questionamentos e desafios, aceitou sem pensar duas vezes a minha aventura...De repente, me vi presa na própria armadilha, diante de alguém que sabe brincar com palavras e sentimentos com maestria..e eu, amadora, tentei encarar esta doce parceria...
Ok, não vou me deter a velha discussão sobre as diferenças entre homens e mulheres. Não darei vazão aos meus discursos feministas (ou ao menos acho que os tenho), ao contrário, falarei do tão desejado, porém, muitas vezes, inesperado encontro… afinal é dia dos namorados…
Em certas ocasiões me questiono que raio é esta tal de química que nos atrai ao outro de maneira tão encantadora? Pois é exatamente assim… é quase um encanto, o encontro. Talvez seja por isso que chamamos de química as reações surpreendentes que nos ocorrem, já que todo encanto necessita de um pouco de porções, de química… São olhares, sorrisos, palpitações… renascimento da euforia adolescente e o que é mais interessante… quando nos percebemos no inesperado encontro, nos desconstruímos, nos desencontramos… por mais força que você insira na tentativa de racionalizar o coração, mas você se tornará confuso, mas se distanciará das mesmices de você e das mesmices também dos seus últimos dias… E é esta a graça… nos desencontrar nos encontros.
Quem tem medo de mudança não se apaixona, muito menos ama. Permanecem estáticos, paralisados em estado de egocentrismo. Procurando no outro, alguém que se molde a eles mesmos. Uma relação sem questionamento... Nem eles sabem deles, desaprenderam a somar, desapareceram a sombra do outro ou do arrastar do calendário.
É preciso encarar os relacionamentos com leveza, bom humor e ousadia. Quando um desses aspectos não está ao nível do que se possa julgar agradável, por si só o encanto se desfaz. Viver um encontro não precisa da dor do amor literário de Romeu e Julieta. Bonito? Sim, claro... mas trágico... isso é para Nelson Rodrigues, Rubem Fonseca... é importante a  leveza na vida...sou mais Paulo Leminski, Mário Quintana...desmistificando métricas e rimas...gozando do gozo do estar amando e do ser amado...
O que há de agradável na primeira fase desse encontro? É a leveza da paquera. Não há cobranças e sim, sedução... um pouco da ousadia que mencionei logo acima... as mulheres são sedutoras natas. Todas as suas tramas e tranças, sua cadência em carência do parceiro desejado, seus arroubos ao revirar dos olhos, do decote, ao morder dos lábios... versam em inspiração poética a tempos...Enquanto, do lado oposto estão eles, em seus mundos que julgamos saber...mas que nenhuma suposição nos coloca a par do universo masculino...Como seria para eles este encontro e como saber o que lhes acontece no desencontro?
Como já disse minha amiga Karinne, com a qual compartilho o imenso prazer de escrever esse texto, também não irei dar vazão aos meus discursos masculinos, mas colocarei em palavras os meus pensamentos sobre o contato com o amor, entre duas pessoas apaixonadas.
O namoro é o encontrar de duas almas, de dois corações que querem sonhar o mesmo sonho e viver uma mesma emoção. E como é gostoso compartilhar esse sentimento, mesmo quando olha para dentro de si e não se encontra mais, ao olhar nos olhos da pessoa amada você se encontrará.
Como escreveu Carlos Drummond de Andrade - “Ah o Amor... que nasce não sei de onde, vem não sei como e dói não sei por quê...” O Amor é um mistério que não é para ser compreendido e sim para ser vivido e compartilhado.
Muitos têm medo de abrir o coração ou até mesmo um temor de encontrar a pessoa amada, mas viver o amor é poder chegar perto de Deus, e a cada dia junto com a outra pessoa chegar mais perto do céu.
O Amor é simples ser vivido, por muitas vezes nós que o complicamos, pois queremos que a outra pessoa nos dê aquilo que não encontramos em nós mesmos. Viver o amor é simplesmente completar um no outro aquilo que falta, é poder partilhar as coisas boas que temos e ajudar a tirar de dentro dos nossos corações as maldades que sentimos.
São duas almas que se encontram e que querem caminhar juntas e poder juntas crescer no progresso da vida, por isso, temos o dever de todos os dia conquistar a pessoa amada, e olhar dentro dos seus olhos e dizer : “EU TE AMO!” Essas três palavrinhas mantém o laço do amor sempre firme e faz que cresçamos espiritualmente juntos.

É, me parece, Neisson, que para ambos, homens e mulheres, o amor é ainda um sonho almejado. Buscamos vivencia-lo em sua plenitude, correspondido e realizado... Precisamos do romance, de nos desencontrarmos do singular para sermos dois em um espaço singular. Na paz de um olhar, num sorriso afetuoso, no calor do abraço, um no coração do outro. E o encontro, este desconhecido momento, que nos compromete em nossa subjetividade é apelo certeiro de quem ainda acha que não amar é viver pela metade.

Quero de coração agradecer a minha amiga Karinne, de Aracaju e uma grande psicóloga, por ter me dado a honra e o privilégio de escrever esse texto para o dia que não só comemoramos o namoro, mas também o amor.
 
Agradeço ao meu queridíssimo Neisson por esperar minhas idéias e inquietações serem traduzidas em palavras... assim, pelo elogio acima (risos), também, agradeço a todos que acompanham o blog pela paciência diante da minha singela investida literária. Inté! Adorei...

Neisson Almeida e Karinne Santiago

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Antes de querer corrigir o erro de alguém, vamos corrigir os nossos primeiros


Temos a mania de nos acharmos perfeitos, e passamos nosso tempo criticando as pessoas, apontando o nosso dedo a elas e mostrando seus erros. Isso muitas vezes nos faz sentir que somos melhor do que as outras pessoas, e infelizmente esquecemos que erramos, e quando alguém aponta nossos erros, nos faz pensarmos que o mundo esta contra nós, que somos perseguidos e nos faz sentir vitimas, mas não somos vitimas do ataque das pessoas, somos vitimas do nosso próprio orgulho.
Então, antes de apontarmos os erros dos nossos irmãos e querer corrigi-los, vamos olhar dentro de nós, ver os erros que cometemos e corrigir eles, temos que aprender que ver que somos imperfeitos e que erramos, não iremos mas apontar as pessoas e julga-las, pois quem julga será julgado e quem condena será condenado.
Achamos que mostrando o erro para pessoas estaremos ajudando, mas dependendo da maneira que falamos a ela, estaremos prejudicando, assim como muitas vezes não gostamos que nos mostrem os nossos erros as pessoas também não gostam que mostram os erros dela.
Quando alguém apontar o dedo para nós e mostrar o nosso erro, ao invés de ficarmos bravos ou tristes, vamos acolher o que a essa pessoa falou e tentar corrigir. E quando falarmos com alguém sobre o que ela esta errando, vamos falar com carinho e mostrando soluções a essa pessoa.
Vamos lembra que Cristo nunca julgou ninguém, quando os pecadores vinham a ele, os acolhiam com amor e mostrava o caminho que deveriam seguir.
Na vida por diversas vezes tentando achar atalhos, acabamos nos perdendo e é importante que tenha pessoas que nos mostrem a direção certa, as vezes nossos familiares, amigos ou até pessoas que não conhecemos nos param, e nos falam a direção que temos que seguir.
Mas a decisão de seguir ou não este caminho depende exclusivamente de nós, corrigir os nossos erros é importantíssimo para não cairmos nele novamente.
Vamos fazer como Cristo fez em milhares de vida, não vamos julgar ninguém, não sabemos o motivo que os levou a errar, vamos acolher nossos irmãos e mostramos a ele o caminho certo que deve seguir, as vezes uma palavra amiga, um abraço ou um sorriso serve como luz para tirar alguém das trevas que se encontra.


“Somos anjos, que mesmo a imagem da criação...
...erramos!
Porem o que seriamos sem erros???
Apenas uma imagem...
Por isso erre, o quanto puder...Mas aprenda com estes,pois ai sim estaremos perto da Criação...”
(Marcio Honda)


Neisson Almeida

O meu "EU"


Eu já perdoei erros quase imperdoáveis....
tentei substituir pessoas insubstituíveis e esquecer pessoas inesquecíveis....
Já fiz coisas por impulso...
já me decepcionei com pessoas q nunca pensei que iriam me decepcionar, mas também decepcionei alguém....
Já abracei pra proteger...
já dei risada quando não podia, fiz amigos eternos...
já fui rejeitado, fui amado e não amei...
já gritei e pulei de tanta felicidade, e, quebrei a cara muitas vezes...
já chorei ouvindo música e vendo fotos...
já liguei só pra escutar uma voz, me apaixonei por um sorriso...
já pensei que fosse morrer de tanta saudade e tive medo de perder alguém especial! Mas vivi! E ainda Vivo! Não passo pela vida...Bom mesmo é ir a luta com determinação, abraçar a vida e viver com paixão, perder com classe e vencer com ousadia, porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito grande pra ser insignificante.


Texto de: Patricia Rocha
Fonte: http://www.pensador.info

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Devemos sempre ver ao longe e enxergar ao além


Temos a mania de querer que tudo seja do nosso jeito, ficamos tristes e aborrecidos quando aquilo que sonhamos ou desejamos não se realiza, ou se as coisas terminam de uma maneira inesperada.
Infelizmente somos pessoas mimadas, orgulhosas e o nosso ego nos cega de uma maneira que não conseguimos enxergar o amanhã e isso nos leva a viver muitas frustrações na nossa caminhada.
Por isso é importante aceitar a situação pelas quais estamos passando, e devemos entender que se uma coisa que tanto queríamos que acontecesse não ocorreu é porque não era para acontecer, Deus ele corta o mau pela raiz, ele faz com que choramos hoje e que as marcas que ficarem seja menores hoje, para que no amanhã não houvesse um sofrimento maior com marcas enormes.
Antes de reclamarmos ou nos revoltarmos contra Deus e o mundo, vamos parar por um momento e se perguntar:
Será que eu teria futuro se proseguisse com isso?
Será que era o momento certo ou a pessoa certa?
Aprender a enxergar o além das coisas e dos acontecimentos é um ato importantissimo para nossa vida.
Além de tudo isso, devemos compreender o momento que estamos passando, seja ele bom ou mal, é uma grande lição que vamos tirar e o mais importante de tudo é passar essa lição as outras pessoas.
As vezes Deus nos faz chorar para aprendermos a sorrir mais, nos da tristeza para aprendermos a contemplar cada pequeno momento de felicidade, nos da uma doença para respeitar o limite do nosso corpo e nos coloca no fundo do poço para saber que ele é o nosso senhor, mas nunca devemos desistir de nós mesmos e nem desacreditar em Deus, pois em todos os momentos ele nos ampara e nos protege.
É muito importante fazermos o bem, sem esperar nada em troca, pois o bem que fazemos Deus nos dará em dobro, seja para nós mesmos ou para nossos entes queridos. E devemos pensar muito antes de praticar o mal contra alguém, pois a vida irá nos cobrar cedo ou tarde, por muitas vezes não somos nós que pagamos, mas será nossos descendentes.
Por isso ao invés de olharmos com os olhos da carne que só vê o hoje, vamos aprender a olhar com os olhos do espírito e enxergar o amanhã, assim sempre escolheremos fazer as coisas boas, e ao invés de reclamarmos e ficar nos lamentando, vamos aprender a agradecer cada ensinamento que Deus está nos proporcionando.
Quantas pessoas lutam para viver, quantas pessoas tem limitações fisicas e mentais e mesmo assim não desistem de si mesmo, e quantos de nós somos totalmente perfeitos e desistimos de viver e de lutar pelos nossos sonhos.

Neisson Almeida

Canção do dia de sempre


Tão bom viver dia a dia...
A vida assim, jamais cansa...

Viver tão só de momentos
Como estas nuvens no céu...

E só ganhar, toda a vida,
Inexperiência... esperança...

E a rosa louca dos ventos
Presa à copa do chapéu.

Nunca dês um nome a um rio:
Sempre é outro rio a passar.

Nada jamais continua,
Tudo vai recomeçar!

E sem nenhuma lembrança
Das outras vezes perdidas,
Atiro a rosa do sonho
Nas tuas mãos distraídas...

Texto de: Mário Quintana
Fonte: http://www.pensador.info

quarta-feira, 2 de junho de 2010

A Pedra brilha, depois de sofrer as limas do lapidário


Essa frase de Chico Xavier nos mostra a importância de passarmos por situações que nos façam sofrer, pois essas situações façam com que nos preparamos para a nossa caminhada, tira de nós todos os vícios e orgulhos que temos para vermos que não somos nada perante a grandeza de Deus.
Por muitas vezes os sofrimentos que temos são causados por nossas ações, pela nossa prepotência de querer ser maior do que os nossos irmãos. O nosso orgulho faz com que prolongamos o nosso estagio de aprendizagem e tira de nós a humildade de pedir e aceitar desculpas e entender que tudo o que passamos é para o nosso próprio bem.
O próprio Cristo passou pelas piores humilhações para nos ensinar a ser pequenos e a servir aqueles que necessitam, se o filho de Deus passou por sofrimentos, quem somos nós para não passar.
É preciso que as pessoas não acreditem que somos capazes, para aprendermos que nós somos capazes.
É preciso que os nossos amigos muitas vezes nos neguem, para aprendermos a nos aceitar do jeito que somos.
É preciso que as pessoas nos critiquem, para aceitarmos o nosso erro e nunca desistir de caminhar.
É preciso que pessoas que amamos nos deixem, para aprendermos a nos amar primeiramente.
É preciso que pessoas que nos amparem desencarnem, para aprendermos a caminhar sozinho.
Todas as coisas que passamos de ruim, ao invés de reclamar-mos vamos aprender à agradecer a Deus, pois ele enxerga o amanhã e sabe que passando por isso ele esta nos lapidando para sermos pessoas melhores.
Vamos aprender com nossos erros, vamos tirar de nós todos os vícios que carregamos, vamos tirar do nosso coração o nosso orgulho, pois assim iremos aceitar as situações como deve ser, vamos aprender a enxergar o nosso caminho mais longe, e saber que depois de passarmos pelo sofrimento e as lágrimas, vamos encontrar um lindo jardim e estamparemos em nosso rosto um belo sorriso de vitória.
Deus ressuscitando Cristo nos ensinou que se acreditarmos nele e principalmente em nós, seremos vencedores.
Por isso vamos nos entregar como pedra nas mãos de Deus e aceitar todas as suas vontades para que ele possa nos lapidar e nos tornar uma pedra preciosa, para caminharmos mais rápido em busca da nossa perfeição e que no caminho também possamos ajudar os nossos irmãos caminhar.

Neisson Almeida

Mensagem de Chico Xavier


Nasceste no lar que precisavas, vestiste o corpo físico que merecias, moras onde melhor Deus te proporcionou, de acordo com teu adiantamento.
Possuis os recursos financeiros coerentes com as tuas necessidades, nem mais, nem menos, mas o justo para as tuas lutas terrenas.
Teu ambiente de trabalho é o que elegeste espontaneamente para a tua realização.
Teus parentes, amigos são as almas que atraíste, com tua própria afinidade.
Portanto, teu destino está constantemente sob teu controle.
Tu escolhes, recolhes, eleges, atrais, buscas, expulsas, modificas tudo aquilo que te rodeia a existência.
Teus pensamentos e vontade são a chave de teus atos e atitudes....
São as fontes de atração e repulsão na tua jornada vivência.
Não reclames nem te faças de vítima. Antes de tudo, analisa e observa.
A mudança está em tuas mãos. Reprograme tua meta, busca o bem e viverás melhor.
Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo
Qualquer um pode começar agora e fazer um Novo Fim.
Benção do Chico Xavier.

ESTAREI COM DEUS, PASSAREI PELA TUA CASA E LEVAREI TODOS OS TEUS PROBLEMAS.

Texto de: Francisco Cândido Xavier
Fonte: http://www.pensador.info

terça-feira, 1 de junho de 2010

As vozes que recordam os nossos defeitos prejudicam a nossa visão de nós mesmos


Quando cometemos erros o que não falta são pessoas para nos criticar e ficar apontando os erros, e infelizmente o tempo não apaga, pois sempre tem alguém para lembrar os erros que cometemos no passado, e tem pessoas que adoram fazer isso, as vezes pessoas que amamos e que temos admiração.
Isso não faz bem para a nossa caminhada, pois as vezes que as pessoas apontam nossos erros vamos perdendo a visão das qualidades que temos e da capacidade de realizarmos tudo aquilo que sonhamos.
Por isso temos que conversar com quem esta fazendo isso, e se essa ou essas pessoas não estão disposta a caminhar nos ajudando em nosso crescimento, seja qual for a relação com essas pessoas (parentes, amigos ou etc...) temos que tomar a coragem e cortar a nossa relação com elas.
Pois se perdermos a visão de nós mesmos, vamos perder o caminho que temos que seguir, perderemos a nossa auto-estima e vamos ser pessoas frustradas com nosso passado não conseguindo enxergar o nosso futuro.
Errar é humano, quem diz que nunca errou esta mentindo pra si mesmo, até o próprio Cristo tomou atitudes que depois se arrependeu, e se ele cometeu erros, nós não iremos escapar deles.
Infelizmente erramos muitas vezes e vamos errar muitas vezes ainda, pois é no erro que aprendemos a acertar, e temos que nos alegrar, pois Deus esta pronto para sempre nos perdoar, e esta disposto a nos corrigir e nos colocar no caminho certo novamente.
Não vamos permitir que as pessoas nos tirem a nossa visão e nem vamos fazer isso com quem quer que seja, pois cada um que faça o seu caminho, somos livres e teremos que prestar conta somente a Deus.
Não vamos deixar essa voz que recorda os nossos erros tomar conta do nosso coração, não vamos permitir que as pessoas nos coloque medo de caminhar e de lutar pelos nossos sonhos, não vamos deixar que as pessoas roubem a nossa visão e faça que caminhemos nos caminhos que elas querem, vamos tomar atitude e mostrar que o nosso futuro somos nós que fazemos.
Não vamos deixar as pessoas brincarem com nossa vida ou nosso sentimento, assim vamos deixar em nosso caminho, pessoas que realmente querem caminhar ao nosso lado e nos ajudar nos momentos que tropeçamos, aqueles que não querem vamos tirar definitivamente do nosso caminho, pois ao invés de ajudar a caminhar, vai querer que sempre fiquemos parados e nunca progredimos para realizar nossos sonhos.

Cuidado com as vozes que insistem em lhe recordar os seus defeitos... elas costumam prejudicar a sua visão sobre si mesmo.
Frase de Padre Fábio de Melo.


Neisson Almeida

SER PESSOA: PROCESSO DE DEVOLUÇÃO


'O desafio de ser pessoa'. O termo 'pessoa' sempre foi muito usado, principalmente pelos gregos. 'Pessoa', no contexto grego, significa a máscara que o ator usava para interpretar no teatro.

Eu tenho que ser eu. Uma pessoa só pode ser pessoa, se ela é dona de si. Nós temos que tomar posse do que somos. Quantas coisas você possui e ainda não tomou posse? O amor é a capacidade de descobrir no outro o que ele ainda não viu que tem. É como se você tivesse uma grande propriedade e não tivesse a capacidade de andar por ela para demarcá-la, e não a conhece na totalidade. Mas aos poucos vai sendo dono daquilo que já é seu.

Ser pessoa é ser dono de você mesmo, e saber lidar com seu jeito de ser, de amar, de sentir, de pensar, de ter suas limitações e saber o que você pode. Quantas vezes você se dispôs a ser o que não era, dizendo 'sim' onde era para dizer 'não'? Você não teve consciência do que não podia. É o que Jesus sempre fez com as pessoas. Fazendo-as tomarem posse do próprio território, de si mesmas. 'Eu sou dono de mim, e não abro mão'.

Quem é o 'prefeito' de sua 'cidade'? Tenha coragem de dizer aos inimigos: 'Aqui nesta cidade tem prefeito (eu), e aqui não tem lugar para os bandidos. Eu não abro mão do meu território'. E é aqui que Deus trabalha em nós para celebrar a Eucaristia, é para Deus que nos entregamos de novo. Eu sou pessoa, e me recebo de Deus o tempo todo. E Ele diz: "Cuide do que você é. Você não tem o direito de deixar as pessoas lhe roubar". E tem pessoas que te 'devolvem'. A experiência com Deus sempre diz: "Eu lhe devolvo".

Não tenha preguiça de conhecer seu 'território' e saber quem você é realmente. O total desconhecimento de si, não pode acontecer. A pessoa que não é 'pessoa', não tem assunto e sabe tudo o que acontece na vida do outro, mas não sabe de si mesma.

As pessoas que vivem preocupadas com as novelas da vida, se desgastam com pessoas que nem conhecem. Não é fácil compreender o território humano. Se investigar e conhecer o 'porquê' de algumas reações, o 'porquê' aquela raiva foi tão grande naquela hora, o 'porquê' eu explodi com aquela pessoa... É descobrir o 'porque' do afeto que tenho dentro de mim. Você deixa de ser explosiva demais quando toma posse do que é. Tudo isso porque você está em processo de construção. Deveríamos estar com placas dizendo: 'Estamos em obra, cuidado!' É o seu processo de 'feitura' de ser pessoa.

'Não tenha preguiça de conhecer seu ‘território’ e saber quem você é realmente'

Enquanto você viver haverá partes deste 'território' para conhecer. Tantas coisas nos foram entregues, mas se elas não vêm à tona, e nem as investigarmos, tudo o que temos dentro de nós fica sem uso. Quanta coisa preciosa você tem dentro de você e não sabe por quê fica só na superficialidade do conhecimento de si? Quando é que você sabe que uma pessoa se ama? Você só sabe que ela se ama quando ela se cuida, quando tem disciplina.

Que você não morra com seus valores ‘engavetados’, pois Deus lhe dá talentos para que você os use, e não para deixar guardado.

'Eu sou um dom de Deus'. Todos os dias há alguma coisa para você ir atrás e descobrir. Você se recebe de Deus, Ele que me deu esta obra todos os dias. Temos que ser bom naquilo que a gente faz para nos colocarmos à serviço dos que necessitam. Uma pessoa só é pessoa quando se disponibiliza aos outros. Aquilo que recebo de Deus coloco à disposição dos outros. E nisso temos a integração de uma personalidade saudável.

Ser pessoa não é só contemplar o que sou e tenho de melhor, mas ser pessoa é descobrir e cultivar o que tenho de melhor para que outros sejam beneficiados. Como Jesus fazia o tempo todo em sua capacidade de se doar e ensinar, é preciso se doar também. É necessário tomar cuidado para outra pessoa não tomar posse do que você é, pois a partir daí você não terá mais domínio sobre o que é seu. Se não sou capaz de tomar conta de mim, perco meus talentos e não me possuo mais. Quantas vezes você foi machucado nesta vida e pessoas lhe roubaram? Quando não me possuo, tenho dificuldade de ser para o outro, e corro o risco de não ser o que devo ser.

Estabeleça o seu limite. Seja firme!


Texto de: Padre Fábio de Melo
Fonte: http://www.pensador.info