segunda-feira, 14 de junho de 2010

Respeitar nossos valores e nossas vontades!


Uma das coisas que temos que aprender e levar pelo resto de nossa vida é o respeito a nós mesmos, nossos valores e nossas vontades, pois se tivermos isso dentro de nossos corações, nunca iremos deixar que ninguém brinque ou desrespeite as nossas vontades.
Mas em muitos momentos da nossa vida, perdemos esse respeito, não damos mais importância aos valores que adquirimos e deixamos as nossas vontades para fazer a vontade de outras pessoas, dessa forma deixamos que as pessoas nos manipulem e faça que vivamos uma vida totalmente mecanizada, ou seja, nos tronamos verdadeiros robores e assim vamos sendo manipulados e vivendo desilusões e acumulando decepções que nos fazem sofrer.
Quando isso acontece, não temos que colocar a culpa em ninguém e nem responsabiliza-los, pois os únicos culpados somos nós, pois permitimos que as pessoas ultrapassassem o limite que nos separam deles, e deixamos que eles tomassem as rédeas da nossa vida e nos conduzirem por caminhos que não éramos para percorrer.
Vamos aprender com Jesus, quantas e quantas pessoas ele fez que enxergassem que tinham perdido os valores e o respeito de si mesmos, e quando elas recuperaram esses valores e esse respeito mudaram a trajetória de suas vidas, voltando para os caminhos que tinham que percorrer.
Assim é que temos que agir, ver a situação que estamos passando e perceber que colocar a nossa vida na mão de outras pessoas ou querer viver a vida delas não nos trara felicidade alguma. Recuperar nosso respeito e nossos valores é voltar a viver, é voltar a caminhar, para que os outros nos respeitem é preciso acima de tudo nos respeitarmos primeiro, é fazer que as pessoas nos aceitem do jeito que somos, respeitando nossos limites e nossa liberdade.
A felicidade não esta nas pessoas, e sim nos momentos que conseguimos usufruir ao lado delas, sejam amigos, a pessoa amada ou familiares, por isso temos que fazer o nosso caminho, sonhar os nossos sonhos e respeitar a nossa vontade.
Pablo Neruda escreveu - “É proibido chorar sem aprender, Levantar-se um dia sem saber o que fazer, Ter medo de suas lembranças.” E quando nos respeitamos, mesmo cometemos erros, mas não deixamos de lado nossos valores, nunca iremos nos arrepender de nada, e nunca teremos medo de lembrar do nosso passado.
Por isso vamos nos devolver o respeito, vamos colocar limites para que as pessoas não ultrapassem e vamos fazer o que temos vontade, sem se preocupar por aquilo que as pessoas achem ou deixem de achar, vamos ser felizes, vamos nos fazer felizes a cada dia a cada momento.
Vamos viver cada momento da nossa vida como se fosse o ultimo, vamos sorrir, vamos ajudar, vamos doar, vamos abraçar, vamos beijar e vamos fazer a cada dia nascer uma flor no jardim do nosso coração.

Neisson Almeida

2 comentários:

  1. Certíssimo amigo, quando aprendemos a respeitar nossos valores, podemos entender que outros também os têm.
    Abraços forte

    ResponderExcluir
  2. Na vida devemos exigir que respeitem nossas opiniões da mesma forma que devemos respeitar a dos outros. Senão perdemos nossa personalidade e liberdade de ação.Errar é humano e são justamente nestes erros que temos a oportunidade de aprender, de crescer como pessoas, de entendermos os ensinamentos de Jesus. Impor limites da ação de terceiros à nossa vida é primordial para que conservemos nossa individualidade .
    Parabéns pelo texto.
    Beijos no coração meu querido.
    Márcia Canêdo

    ResponderExcluir