Um dia questionado qual seria o maior de todos os mandamentos, Jesus respondeu: - “Amar o próximo como a si mesmo.”Nessa resposta ele nos ensinou que nunca devemos esperar para a mudança do mundo, pois a grande mudança tem que ser em cada um de nós, mudar a nossa maneira de julgar o outro, os nossos preconceitos e a nossa arrogância, aceitar e respeitar cada indivíduo do jeito que ela é.
Ele ensinou que quando amamos a outra pessoa nunca iremos fazer o mal, pois nunca iremos fazer contra ela o que não gostaríamos que fizessem conosco. Mas infelizmente milhares de anos já se passaram quando Cristo falou isso, e até hoje nós não aprendemos a essência desse ensinamento, pois para conseguir o que queremos acabamos prejudicando o nosso próximo.
Muitas vezes reclamamos e achamos injusto algo que alguém pratica contra nós, mas nunca julgamos a nossa má atitude com a outra pessoas, por muitas vezes somos ingratos, preconceituosos, deixamos a aparência sobressair invés da qualidade do nosso irmão, negamos um alimento, uma roupa a quem precisa, e por muitas vezes mesmo tendo o que precisamos para viver, reclamamos de Deus por não ter nos dado mais.
Somos incapazes de sairmos do nosso lugar para lutar pela igualdade entre as pessoas, caluniamos, prejudicamos a quem nos fez mal, pois não temos a humildade de perdoar, mas também não temos a simplicidade de pedir perdão as vezes que erramos quando alguém.
Quando alguém consegue algo, ficamos com inveja e desejamos que ela não consiga se sobressair, ao invés de parabeniza-las e lhe desejar boa sorte na sua nova empreitada. Deixamos a nossa razão falar mais alto que a nossa alma, e dessa maneira ao invés de progredirmos em nossa caminhada, acabamos regredindo e nos tronando pessoas infelizes, pois esquecemos que por muitas vezes a nossa alegria é poder se alegrar com a conquista da outra pessoa.
Amar o próximo é poder dar um sorriso, uma abraço, dizer um muito obrigado ou apenas lhe transmitir um olhar de carinho e de compreensão, é poder estender a mão quando ele esta caído, ajuda-lo a tirar a poeira e caminhar ao seu lado.
Tudo isso nos leva a ser pessoas melhores, nos ajudam a crescer tanto moralmente como espiritualmente, nos ajuda a estar mais próximo de Deus, pois esquecemos que Deus esta no semblante de cada um de nós.
Neisson Almeida
sexta-feira, 18 de junho de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário