sexta-feira, 30 de abril de 2010

Vamos deixar de ser Egoístas!


Na vida passamos o maior tempo reclamando, infelizmente só pensamos em nós, nos nossos desejos, nas nossas frustrações, nas nossas vontades e assim por diante. Esquecemos que ao nosso redor tem pessoas em situações piores que a nossa, pessoas que certamente não tem nenhum motivo para sorrir ou acreditar na vida.
Sem perceber nos tornamos pessoas egoístas, acreditando que o mundo só gira em nosso redor, nos tornamos pessoas totalmente mimadas, dependentes de outras pessoas para sermos felizes. Achamos que Deus e o mundo conspiram contra nós, pois temos a convicção que temos que ter tudo àquilo que queremos naquele momento.
Se pararmos de olhar somente o nosso umbigo e prestarmos atenção ao nosso redor, vamos ver que apesar de tudo que passamos a nossa vida é um mar de rosas, quantas pessoas que não podem andar, enxergar, ouvir ou falar, que mesmo diante a essa dificuldade sorri e luta para sobreviver, infelizmente quantas pessoas não tem casa, não tem roupas e nem sequer tem um pedaço de pão todos os dias, quantas pessoas todos os dias passam situações horríveis que nunca sonhamos em passar.
Pararmos de sermos Egoístas é simplesmente aprendermos à agradecer a Deus pelo que temos, se não temos o que queremos pelo menos temos o que é preciso para sobreviver, Deus já nos deu o maior de todos os Dons que é a Vida e nos concede todos os dias Saúde para podermos lutar e vencer.
Temos que parar de pensarmos somente em nós e começarmos a ver as necessidades dos nossos irmãos, a felicidade também está no momento em que doamos um pouco do que temos para aqueles que nada tem. Queremos tudo e não damos nada, somos pessoas sadias e nem ao menos cumprimentemos as pessoas com um sorriso.
Quando assistimos as Para-Olimpiadas podemos ver ali exemplos de pessoas que mesmo limitada fisicamente são felizes por estarem vivendo e nós nem a isso damos a devida importância.
O egoísmos já fez grande mal a humanidade, e infelizmente ela vai nos destruindo aos poucos, pois ela faz com que as pessoas se afastem de nós a cada dia. Ela faz que com que nos tornamos obcecados por querer ter tudo e vai tirando de nós a alegria nas pequenas realizações que fazemos.
Ela nos torna grandes no corpo físico, mas nos tornam medíocres no espírito, faz com que buscamos a riqueza material a todo o momento e vai nos tornando a cada dia Miseráveis espiritualmente.
Vamos parar de ser egoístas e voltar a enxergar a beleza de estarmos vivos, e podendo lutar a cada dia pelo nosso espaço na sociedade, vamos aprender a doar mais as pessoas que necessitam, vamos agradecer mais a Deus pelo que temos e pelo que conquistamos. Assim com certeza vivermos mais felizes, sem tanta cobrança e sem tanto peso para carregar.

“É egoísmo pensar somente em nós próprios como centro do mundo e construir um mundo fechado que nos isola das oportunidades que a vida pode oferecer.”
Texto Judaíco


Neisson Almeida

TEXTO DE LUÍS FERNANDO VERISSIMO


Acho a maior graça. Tomate previne isso,cebola previne aquilo, chocolate faz bem, chocolate faz mal, um cálice diário de vinho não tem problema, qualquer gole de álcool é nocivo, tome água em abundância, mas não exagere...

Diante desta profusão de descobertas, acho mais seguro não mudar de hábitos.

Sei direitinho o que faz bem e o que faz mal pra minha saúde.

Prazer faz muito bem.
Dormir me deixa 0 km.
Ler um bom livro faz-me sentir novo em folha.
Viajar me deixa tenso antes de embarcar, mas depois rejuvenesço uns cinco anos.
Viagens aéreas não me incham as pernas; incham-me o cérebro, volto cheio de idéias.
Brigar me provoca arritmia cardíaca.
Ver pessoas tendo acessos de estupidez me
embrulha o estômago.
Testemunhar gente jogando lata de cerveja pela janela do carro me faz perder toda a fé no ser humano.
E telejornais... os médicos deveriam proibir - como doem!
Caminhar faz bem, dançar faz bem, ficar em silêncio quando uma discussão está pegando fogo,
faz muito bem! Você exercita o autocontrole e ainda acorda no outro dia sem se sentir arrependido de nada.
Acordar de manhã arrependido do que disse ou do que fez ontem à noite é prejudicial à saúde!
E passar o resto do dia sem coragem para pedir
desculpas, pior ainda!
Não pedir perdão pelas nossas mancadas dá câncer, não há tomate ou mussarela que previna.
Ir ao cinema, conseguir um lugar central nas fileiras do fundo, não ter ninguém atrapalhando sua visão, nenhum celular tocando e o filme ser espetacular, uau!
Cinema é melhor pra saúde do que pipoca!
Conversa é melhor do que piada.
Exercício é melhor do que cirurgia.
Humor é melhor do que rancor.
Amigos são melhores do que gente influente.
Economia é melhor do que dívida.
Pergunta é melhor do que dúvida.
Sonhar é melhor do que nada!


Texto de Luís Fernando Veríssimo
Fonte: http://www.pensador.info/textos_de_luis_fernando_verissimo/

quinta-feira, 29 de abril de 2010

A Morte deixa a Saudade – Por que você se foi?


A única certeza que temos na vida é que um dia passaremos pela dor da morte, cedo ou tarde pessoas que amamos e que convivemos durante anos e que fazem parte da nossa caminhada irão partir, mas mesmo tendo essa certeza nunca estamos preparados e por muitas vezes levamos anos para aceitar essa realidade.
E quando isso acontece sentimos uma dor tão grande e uma tristeza tão profunda que achamos que nunca vamos superá-la chegamos até o ponto da ignorância de achar que Deus foi injusto.
Insistentemente perguntamos- “Por que você se foi? Ou Por que Deus fez isso comigo? O pior de tudo é quando amamos alguém e nunca conseguíamos dizer isso a ela e quando ela desencarna fica um vazio grande dento dos nossos corações.
Muitas vezes acontece de um ente querido morrer e estamos brigados com ela, a dor de não ter pedido desculpa ou ter sido perdoado pela pessoa faz com que carregamos uma culpa que nunca irá passar.
Infelizmente a Morte é ma realidade que sempre existiu e sempre irá existir, quem nunca passou pela dor da perda um dia irá passar, e não é nenhuma vergonha chorar por ter perdido alguém que se amava, pois se olharmos a Bíblia até Cristo chorou quando soube da morte do seu amigo Lázaro e do seu primo João.
A única coisa que podemos fazer é sempre estar bem com todos, nunca ter vergonha de dizer o que sentimos pelas pessoas que convivemos, e mesmo quando houver uma briga ser humilde e pedir desculpas, mesmo que o culpado não sejamos nós, pois ninguém sabe o dia e a hora da partida de cada um.
E nunca devemos ficar sofrendo pela pessoa que se foi, além de nos machucarmos de certo modo nunca deixaremos que ela descanse em paz. O que devemos fazer é agradecer a Deus por ter tido o convívio com ela, por ter aprendido grandes lições com aquela pessoa, e na hora das nossas preces pedirem que ela sempre descanse em paz.
Devemos lembrar sempre dos bons momentos que passamos juntos, das cosas que juntos fizemos sempre trazer em nossos pensamentos lembranças de momentos felizes.
Por isso nunca devemos de abraçar as pessoas que amamos e dizer o que sentimos, não devemos nunca ter medo de fazer isso, pois um dia vamos querer abraçá-las e dizer alguma coisa e infelizmente não a teremos mais em nosso meio.

Neisson Almeida

Se eu morrer antes de você


Se eu morrer antes de você,
faça-me um favor:
Chore o quanto quiser,
mas não brigue com Deus
por Ele haver me levado.
Se não quiser chorar, não chore.
Se não conseguir chorar,
não se preocupe.
Se tiver vontade de rir, ria.
Se alguns amigos contarem
algum fato a meu respeito,
ouça e acrescente sua versão.
Se me elogiarem demais, corrija o exagero.
Se me criticarem demais, defenda-me.
Se me quiserem fazer um santo,
só porque morri,
mostre que eu tinha um pouco de santo,
mas estava longe
de ser o santo que me pintam.
Se me quiserem fazer um demônio,
mostre que eu talvez tivesse um pouco
de demônio, mas que a vida
inteira eu tentei ser bom e amigo.
Espero estar com Ele o suficiente para
continuar sendo útil a você, lá onde estiver.
E se tiver vontade de escrever
alguma coisa sobre mim,
diga apenas uma frase:
- "Foi meu amigo,
acreditou em mim
e me quis mais perto de Deus!"
- Aí, então, derrame uma lágrima.
Eu não estarei presente para enxugá-la,
mas não faz mal.
Outros amigos farão isso no meu lugar.
E, vendo-me bem substituído,
irei cuidar de minha nova tarefa no céu.
Mas, de vez em quando,
dê uma espiadinha na direção de Deus.
Você não me verá, mas eu ficaria muito feliz
vendo você olhar para Ele.
E, quando chegar a sua vez de ir para o Pai,
aí, sem nenhum véu a separar a gente,
vamos viver, em Deus,
a amizade que aqui nos preparou para Ele.
Você acredita nessas coisas?
Então ore para que nós vivamos
como quem sabe que vai morrer um dia,
e que morramos como
quem soube viver direito.
Amizade só faz sentido se traz o céu
para mais perto da gente,
e se inaugura aqui mesmo o seu começo.
Mas, se eu morrer antes de você,
acho que não vou estranhar o céu...
"Ser seu amigo...
já é um pedaço dele..."

Texto de Chico Xavier
Fonte: http://www.pensador.info/autor/Chico_Xavier/

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Vamos Simplificar a nossa vida!



Diante das dificuldades e obstáculos do dia-a-dia temos uma mania de dificultar a nossa vida, queremos caminhar de pressa, não deixamos por muitas vezes as coisas acontecerem como tem que acontecer, pois achamos que não tempo necessário para esperar.
Quando simplificamos a nossa vida temos a consciência que queremos somente aqueilo que é necessário naquele instante, não vamos gastar energias e forças a toa, pois tudo acontece do jeito e no tempo que tem que acontecer.
Infelizmente quando queremos tudo, na realidade não teremos nada, pois quem tudo quer nada consegue, agora quando somos simples e deixamos acontecer, o que queremos conseguimos e até como menos sofrimento.
A beleza tende a ser simples, é só observarmos um lindo jardim, as flores nascem e florescem cada uma no seu tempo, sem pressa e sem desespero.
Quando simplificamos a nossa vida carregamos menos peso nas costas, andamos mais leves e mais felizes, pois não ficamos nos cobrando e nem cobrando as outras pessoas. De uma maneira correta passamos à admirar mais as coisas ao nosso redor, nos encantamos com pequenas coisas e pequenos gestos.
Mas quando não somos simples e vivemos numa constante correria e obsessão por ter, deixamos de viver, deixamos de admirar e muitas vezes deixamos as pessoas que amamos abandonadas, e a cada dia vivemos cansados e amargurados e muitas vezes com aquela sensação de frustração por não ter conseguido.
Por isso vamos simplificar a nossa vida, vamos deixar que cada coisa aconteça no seu determinado tempo, não vamos deixar as preocupações e os obstáculos tirarem o nosso prazer de viver, não vamos deixar que os projetos que queremos realizar no amanhã nos ceguem para vermos a necessidade que temos nesse momento.
A simplicidade faz com que aceitamos cada coisa por qual estamos passando e ainda vamos passar de maneira que isso não nos faça sofrer pois elas não irá nos pegar de surpresa.
Desse modo com certeza viveremos melhores, aproveitando cada momento com as pessoas que amamos.


Neisson Almeida

UMA QUESTÃO DE ESCOLHA.


O coração anda no compasso que pode. Amores não sabem esperar o dia amanhecer. O exemplo é simples. O filho que chora tem a certeza de que a mãe velará seu sono. A vida é pequena, mas tão grande nestes espaços que aos cuidados pertencem. Joelhos esfolados são representações das dores do mundo. A mãe sabe disso. O filho, não. Aprenderá mais tarde, quando pela força do tempo que nos leva, ele precisará cuidar dos joelhos dos seus pequenos. O ciclo da história nos direciona para que não nos percamos das funções. São as regras da vida. E o melhor é obedecê-las.
Tenho pensado muito no valor dos pequenos gestos e suas repercussões. Não há mágica que possa nos salvar do absurdo. O jeito é descobrir esta migalha de vida que sob as realidades insiste em permanecer. São exercícios simples...
Retire a poeira de um móvel e o mundo ficará mais limpo por causa de você. É sensato pensar assim. Destrua o poder de uma calúnia, vedando a boca que tem ânsia de dizer o que a cabeça ainda não sabe, e alguém deixará de sofrer por causa de seu silêncio.
Nestas estradas de tantos rostos desconhecidos é sempre bom que deixemos um espaço reservado para a calma. Preconceitos são filhos de nossos olhares apressados. O melhor é ir devagar.
Que cada um cuide do que vê. Que cada um cuide do que diz. A razão é simples: o Reino de Deus pode começar ou terminar, na palavra que que escolhemos dizer.
É simples...

Autor: Padre Fábio de Melo
Fonte: http://www.pensador.info

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Restaurar-se como a Águia!


A águia é uma ave que chega a viver até 70 anos.Mas para chegar a essa idade ela tem que tomar uma séria e difícil decisão por volta dos 40 anos.Nessa idade,ela está com as unhas compridas e flexíveis não conseguindo mais caçar suas presas para se alimentar;seu bico alongado e pontiagudo já esta curvo e suas asas estão apontando contra o
peito,envelhecidas e pesadas em função das grossura das pernas;e voas já está se tornando uma tarefa difícil então.A águia só tem duas alternativas:morrer ou enfrentar um dolorido processo de renovação que irá durar 150 dias.
Esse processo consiste em voar para o alto de uma montanha e recolher-se em um ninho próximo a um paredão,onde ela não necessite voar.Após encontrar esse lugar,a águia começa a bater com o bico contra a rocha até conseguir arrancá-lo.Após arrancálo,espera nascer um novo bico,com qual vaidepois arrancar suas unhas.Quando as novas unhas começarem a nascer,ela passa a arrancar as velhas penas.E somente depois de 5 meses ela sai para seus famosos vôo de renovação.E poderá viver então,por mais uns 30 anos.
Fonte do texto: http://www.kungfusga.com.br/AguiaAnimal.htm


“Assim como a Águia, chega uma hora na vida que também temos que tomar uma dificil decisão, chegamos à um certo ponto que não aguentamos mais a situação em que nós mesmos nos colocamos, nessa hora temos que pensar somente em nós, no nosso futuro e especialmente na nossa felicidade. Infelizmente não da para passarmos o resto da nossa vida tomando decisões erradas, ou pensando em outras pessoas.
Se preciso for temos que nos retirar de um certo lugar ou de uma certa situação para refletirmos melhor, precisamos muitas vezes romper com o passado, tirar e nós tudo aquilo que nos machuca e faz com que nunca tenhamos a coragem de caminhar.
Se não nos renovar-mos nunca vamos conseguir alcançar vôos mais altos, nunca conseguiremos realizar nossos sonhos e objetivos, é preciso que fazermos isso, é o siglo da vida, é preciso tirarmos todo peso das costas, para que a caminhada seja mais prazerosa.
Para tomar decisões é preciso coragem, muitas vezes nos causam dor, mas nada na vida é facil é preciso passarmos por isso para nos dar mais valor.”

Neisson Almeida

Texto de Chico xavier


A sua irritação não solucionará problema algum...
As suas contrariedades não alteram a natureza das coisas...
Os seus desapontamentos não fazem o trabalho que só o tempo conseguirá realizar.
O seu mau humor não modifica a vida...
A sua dor não impedirá que o sol brilhe amanhã sobre os bons e os maus...
A sua tristeza não iluminará os caminhos...
O seu desânimo não edificará ninguém...
As suas lágrimas não substituem o suor que você deve verter em benefício da sua própria felicidade...
As suas reclamações, ainda mesmo afetivas, jamais acrescentarão nos outros um só grama de simpatia por você...
Não estrague o seu dia.
Aprenda a sabedoria divina,
A desculpar infinitamente, construindo e reconstruindo sempre...
Para o infinito bem!


Chico Xavier
Fonte: http://www.pensador.info/autor/Chico_Xavier/

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Somos nosso próprio Inimigo.


Durante a nossa vida ficamos procurando culpar sempre alguém por algum problema que estamos enfrentando, muitas vezes não agüentando tanto a pressão muitos acabam caindo nos vícios e quando perdemos o controle de tudo e podemos cair até em uma depressão.
Temos que aprender que ninguém é culpado pelos nossos fracassos, a não ser nós mesmos, é nós os únicos culpados, ou seja, somos o nosso grande inimigo. Então ficar colocando a culpa em Deus e na outra pessoa por isso ou por aquilo não resolverá nada, muito pelo contrário será uma grande perda de tempo.
Mas porque somos o nosso grande inimigo?
Essa resposta é simples quando olharmos para o nosso interior e vir que somente nós podemos nos limitar, e o limite que nos colocamos não nos deixará a alcançar os objetivos que tanto desejamos.
Limitamos-nos com nossos medos, nossos preconceitos e principalmente com a nossa arrogância de acharmos que tudo tem que ser do jeito que queremos e quando isso não acontece parecemos crianças mimadas reclamando e chorando.
E o pior que esse grande inimigo pode ser o grande destruidor da nossa vida, se não tivermos a coragem de enfrentá-lo e derrotá-lo com certeza ele nos levará para um abismo sem volta.
Por isso devemos primeiramente acima de tudo reconhecer os nossos defeitos e o nossos medos, ter consciência que a vida e ninguém vai mudar se nós não mudarmos, ver em que ponto que estamos nos prejudicando e até onde isso prejudica a vida das pessoas que estão ao nosso redor.
Quantas pessoas hoje se encontram no alcoolismo, nas drogas porque tiveram medo de enfrentar o seu inimigo e se limitaram, se escondendo nos vícios, pois ali achavam que seria, mas fácil. E se não tivermos a coragem para nos enfrentar, cedo ou tarde poderemos nos encontrar nessa mesma situação.
Devemos escutar nosso coração sempre, nunca ter medo de tentar alguma coisa, nunca pensarmos negativos, pois temos a certeza que com força de vontade conseguiremos vencer.
Temos que sempre estar nos aprimorando, conhecendo novas idéias, respeitando as pessoas e acima de tudo nos respeitando, procurar ouvir mais a voz da nossa consciência e ter a certeza que não importa a situação pela qual estamos passando, logo ela passara e tiraremos dela grandes ensinamentos.
Ter a coragem de enfrentar o nosso inimigo é fazer que nossa vida tome rumos novos, e assim vamos viver momentos mais felizes sem depender dessa ou daquela pessoa, pois encontraremos em nós mesmos os motivos para viver.
Como diz Luiz Gasparetto: - “Deus não Limita ninguém, nós mesmos nos limitamos”... Por esse e muitos outros motivos somos nosso próprio inimigo, pois somos nós que fazemos as nossas situações.

Neisson Almeida

TEXTO DE PABLO NERUDA


Morre lentamente quem se transforma em escravo do hábito, repetindo todos os dias os mesmos trajetos, quem não muda de marca, não se arrisca a vestir uma nova cor ou não conversa com quem não conhece.
Morre lentamente quem faz da televisão o seu guru.
Morre lentamente quem evita uma paixão, quem prefere o negro sobre o branco e os pontos sobre os “is” em detrimento de um redemoinho de emoções, justamente as que resgatam o brilho dos olhos, sorrisos dos bocejos, corações aos tropeços e sentimentos.
Morre lentamente quem não vira a mesa quando está infeliz com o seu trabalho, quem não arrisca o certo pelo incerto para ir atrás de um sonho, quem não se permite pelo menos uma vez na vida, fugir dos conselhos sensatos.
Morre lentamente quem não viaja, quem não lê, quem não ouve música, quem não encontra graça em si mesmo.
Morre lentamente quem destrói o seu amor-próprio, quem não se deixa ajudar.
Morre lentamente, quem passa os dias queixando-se da sua má sorte ou da chuva incessante.
Morre lentamente, quem abandona um projeto antes de iniciá-lo, não pergunta sobre um assunto que desconhece ou não responde quando lhe indagam sobre algo que sabe.
Evitemos a morte em doses suaves, recordando sempre que estar vivo exige um feito muito maior que o simples fato de respirar. Somente a ardente paciência fará com que conquistemos uma esplêndida felicidade.


Autor: Pablo Neruda
Fonte: http://www.pensador.info/textos_sobre_nos_mesmos/

terça-feira, 20 de abril de 2010

As Três Visões do Julgamento.


Na vida passamos por três momentos distintos quando se trata de julgar, ás vezes estamos no papel de julgados, outras vezes somos quem julgamos as outras pessoas e há o momento que estamos vendo de uma fora uma situação e somos os juízes, somos quem analisamos o fato.
Para refletirmos podemos analisar a história bíblica de Maria Madalena, pois nesse texto tem as três situações que poderemos nos colocar.

1.ª Visão: A de Maria Madalena – “Ser Julgado”

A vida é feita de escolhas as vezes acertamos e muitas vezes erramos, quando acertamos as pessoas nem ligam ou nos parabenizam, mas quando erramos muitos nos apontam o dedo, e durante anos e anos nos cobram aquele erro que cometemos.
Achamos que somos as piores pessoas do mundo, nos envergonhamos, queremos fugir para um lugar aonde ninguém nos conhece, mas ninguém sabe por que fizemos essa ou aquela escolha, querem nos apedrejar, nos ferem com palavras, muitas vezes pessoas que deveriam nos dar apoio são as primeiras a querer atirar a pedra.
Temos que fazer escolha se é certa ou não, o importante é nunca termos medo de tentar, e nunca se envergonhar por isso, temos que ter vergonha das coisas que tivemos medo de fazer. Para resumir a primeira reflexão um ditado pobre em palavras, mas que diz tudo:- “Todos vêem as cachaças que tomamos e não os tombos que levamos”.

2.ª Visão: A do Povo que queriam apedreja - lá - “Ser Julgador”

Estar fora de uma situação é muito confortável, é até fácil querer julgar e apontar o dedo, e quantas vezes fomos e muitas ainda somos aquele que julga a outra pessoa. Muitas vezes somos hipócritas querendo julgar as pessoas, pelas roupas que vestem, pela cor da pele, pela sua religião ou classe social, dizemos que temos Deus no coração, mas somos incapazes de enxergar com o olhar santo de Deus.
Querer atirar a pedra é fácil, o difícil é nos colocarmos no lugar daquela pessoa e ajudá-la a sair da situação em que se encontra, fácil é usar a boca para caluniar o difícil é usarmos ela para perdoar o erro que o outro cometeu.

3.ª Visão: A de Jesus – “O Juiz que analisa o fato”

Quando Jesus viu aquela situação e foi questionado sobre aquilo, ele apenas a olhou com Misericórdia, agachou-se e disse: “Quem nunca pecou que atire a primeira pedra”, e quando todos se retiraram Jesus levantou Maria Madalena e perdoou os seus pecados.
Jesus nos deu um exemplo claro de como devemos agir, antes de julgar alguém, nos coloquemos em seu lugar, vamos ver o que levou a pessoa a fazer aquilo ou fazer aquela escolha errada. E muitas vezes quando estamos em frente a uma injustiça não vamos nos calar, pois quem cala trai a si mesmo, em vez de atirar pedras, vamos estender a mão e ajudar a pessoa se levantar, pois um dia nós é que poderemos estar no lugar dela.

Que Deus sempre possa nos ensinar a analisar um fato ao invés de julgar, quando formos julgados que ele nos dê força para suportar e quando vermos uma injustiça nos dê forças para falar e defender quem realmente necessita.

Neisson Almeida

Lamento dos Imperfeitos


Não sou perfeito
Estou ainda sendo feito
E por ter muito defeito
Vivo em constante construção
Sou raro efeito
Não sou causa e a respeito
Da raiz que me fez fruto
Desfruto a divina condição
Em noites de céu apagado
Desenhos as estrelas no chão
Em noites de céu estrelado
Eu pego as estrelas com a mão
E quando a agonia cruza a estrada
Eu peço pra Deus me dar sua mão
Sou seresteiro
Sou poeta, sou romeiro
Com palavra, amor primeiro
Vou rabiscando o coração
Vou pela rua
Minha alma as vezes nua
De joelhos pede ao tempo
A ponta do seu cobertor
Vou pelo mundo
Cruzo estradas, num segundo
Mundo imenso, vasto e fundo
Todo alojado em meu olhar
Sou retirante
Sou ao rio semelhante
Se me barram, aprofundo
Depois vou buscar outro lugar


Compositor e cantor: Pe Fábio de Melo
Fonte: http://letras.terra.com.br/pe-fabio-de-melo/1396192/

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Vamos aprender a nos dar mais Valor!



Na vida há momentos que passamos por uma carência tão grande que nos faz
Esquecer de todas as qualidades que possuímos, perdemos a segurança em nós mesmos, e isso faz que começamos a buscar nas outras pessoas o que deixamos perder em nós.
A busca pela felicidade às vezes nos cega de uma maneira que achamos que a felicidade está em outras pessoas, fazendo- nos esquecer de viver a nossa vida para viver somente em prol dos outros.
Um dia desses lendo uma reportagem, me deparei com a história de uma menina de dezenove anos que cometeu suicídio porque o namorado, pois fim ao relacionamento, quantas histórias podemos presenciar no nosso dia-a-dia, uma que ficou marcada foi da menina Eloá, assassinada pelo namorado na cidade de Santo André, no estado de São Paulo.
E se não nos cuidarmos isso pode ocorrer na nossa vida, no exato momento em que perdemos o nosso valor, colocando em outra pessoa a nossa felicidade.
Infelizmente quantas vezes sofremos e caímos em um posso de lamentações ao fim de um relacionamento, que achamos que nunca encontraremos outra pessoa igual, esquecemos que na vida todos são substituíveis.
Aprender a se valorizar é colocar em nossas mãos a felicidade para vivermos, não devemos nunca ser dependentes de ninguém, principalmente afetivamente. Muitos de nós já esta calejado em saber que a vida não termina quando acaba um namoro ou um casamento e sim começa uma nova vida em busca de novos horizontes.
Por isso aprender a se valorizar, é buscar dentro de nós as grandes qualidades que temos, e se essa ou aquela pessoa não deu valor a isso, vamos entregá-las realmente a quem às mereça.
Não adianta ficarmos desesperados correndo atrás de um amor, pois se não for a hora certa de vivermos um amor verdadeiro com a pessoa certa, vamos acabar vivendo ilusões com pessoas erradas e assim provocando feridas que vão doer por um longo tempo.
Aprender a se valorizar é voltarmos o olhar para nós e nos respeitarmos acima de tudo, é saber que somos filhos de Deus criados a sua imagem e semelhança e que merecemos ser realmente felizes.
Aprender a se valorizar é termos em nós a segurança e a dignidade, é saber que a nossa felicidade esta nos momentos agradáveis que nós mesmos nos proporcionamos e que para isso não precisamos viver a vida dos outros e deixarmos de viver a nossa.
Se não trabalharmos isso em nós, iremos acabar como as histórias que assistimos na televisão ou que lemos nos jornais, de pessoas que não se amam e assim não são capazes de amar as outras pessoas, pois não sabem o verdadeiro significado da palavra Amor.




“Aprende que não importa em quantos pedaços seu coração foi partido, o mundo não pára para que você o conserte. Aprende que o tempo não é algo que possa voltar.
Portanto, plante seu jardim e decorre sua alma, em vez de esperar que alguém lhe traga "flores.”
William Shakespeare


Neisson Almeida

UM DIA VOCÊ APRENDE


Depois de algum tempo, você aprende a diferença, a sutil diferença, entre dar a mão e acorrentar uma alma. E você aprende que amar não significa apoiar-se, e que companhia nem sempre significa segurança. E começa a aprender que beijos não são contratos e presentes não são promessas. E começa a aceitar suas derrotas com a cabeça erguida e olhos adiante, com a graça de um adulto e não com a tristeza de uma criança.

E aprende a construir todas as suas estradas no hoje, porque o terreno do amanhã é incerto demais para os planos, e o futuro tem o costume de cair em meio ao vão. Depois de um tempo você aprende que o sol queima se ficar exposto por muito tempo. E aprende que não importa o quanto você se importe, algumas pessoas simplesmente não se importam... E aceita que não importa quão boa seja uma pessoa, ela vai feri-lo de vez em quando e você precisa perdoá-la, por isso. Aprende que falar pode aliviar dores emocionais.

Descobre que se levam anos para se construir confiança e apenas segundos para destruí-la, e que você pode fazer coisas em um instante das quais se arrependerá pelo resto da vida. Aprende que verdadeiras amizades continuam a crescer mesmo a longas distâncias. E o que importa não é o que você tem na vida, mas quem você tem na vida. E que bons amigos são a família que nos permitiram escolher. Aprende que não temos que mudar de amigos se compreendemos que os amigos mudam, percebe que seu melhor amigo e você podem fazer qualquer coisa, ou nada, e terem bons momentos juntos.

Descobre que as pessoas com quem você mais se importa na vida são tomadas de você muito depressa, por isso sempre devemos deixar as pessoas que amamos com palavras amorosas, pode ser a última vez que as vejamos. Aprende que as circunstâncias e os ambientes tem influência sobre nós, mas nós somos responsáveis por nós mesmos. Começa a aprender que não se deve comparar com os outros, mas com o melhor que pode ser. Descobre que se leva muito tempo para se tornar a pessoa que quer ser, e que o tempo é curto. Aprende que não importa onde já chegou, mas onde está indo, mas se você não sabe para onde está indo, qualquer lugar serve. Aprende que, ou você controla seus atos ou eles o controlarão, e que ser flexível não significa ser fraco ou não ter personalidade, pois não importa quão delicada e frágil seja uma situação, sempre existem dois lados.

Aprende que heróis são pessoas que fizeram o que era necessário fazer, enfrentando as conseqüências. Aprende que paciência requer muita prática. Descobre que algumas vezes a pessoa que você espera que o chute quando você cai é uma das poucas que o ajudam a levantar-se.

Aprende que maturidade tem mais a ver com os tipos de experiência que se teve e o que você aprendeu com elas do que com quantos aniversários você celebrou. Aprende que há mais dos seus pais em você do que você supunha. Aprende que nunca se deve dizer a uma criança que sonhos são bobagens, poucas coisas são tão humilhantes e seria uma tragédia se ela acreditasse nisso.

Aprende que quando está com raiva tem o direito de estar com raiva, mas isso não te dá o direito de ser cruel. Descobre que só porque alguém não o ama do jeito que você quer que ame, não significa que esse alguém não o ama, contudo o que pode, pois existem pessoas que nos amam, mas simplesmente não sabem como demonstrar ou viver isso.
Aprende que nem sempre é suficiente ser perdoado por alguém, algumas vezes você tem que aprender a perdoar-se a si mesmo. Aprende que com a mesma severidade com que julga, você será em algum momento condenado. Aprende que não importa em quantos pedaços seu coração foi partido, o mundo não pára para que você o conserte. Aprende que o tempo não é algo que possa voltar para trás.

Portanto... plante seu jardim e decore sua alma, ao invés de esperar que alguém lhe traga flores. E você aprende que realmente pode suportar... que realmente é forte, e que pode ir muito mais longe depois de pensar que não se pode mais. E que realmente a vida tem valor e que você tem valor diante da vida!"


Autor: William Shakespeare
Fonte: http://www.pensador.info/um_dia_voce_aprende_william_shakespeare/

sexta-feira, 16 de abril de 2010

A Arte de saber Dizer “NÃO”.


Na vida temos que aprender à por limites para que as pessoas respeitem nossos espaços, e o maior erro que podemos ter é sermos omissos às situações em que estamos vivendo, querer ser bom é uma coisa, agora ser bobo é totalmente diferente.
Se analisarmos nossa vida, quantas vezes escutamos um “Não”, freqüentemente escutamos as famosas frases:
- Agora não posso.
- Queria tanto te ajudar, mas infelizmente não vai dar.
- Vou ver se posso...
Essas três frases são apenas exemplos de muitas que já ouvimos, talvez para sairmos da situação pela qual estamos passando basta apenas sabermos essa palavra mágica, nela pode estar a saída do labirinto que entramos por ficar calado na hora em que deveríamos ter falado.
Todos os dias nos deparamos com vários exemplos de filhos rebeldes, marginais, apenas porque os pais não souberam falar não a eles, quantas histórias ouvimos de mulheres que apanham de seus maridos e agüentam caladas pois não querem dizer um não e dar basta aquela situação, e quantas encrencas nos metemos por não saber dizer não.
Por isso é importante usar essa palavra, quantas vezes fomos infelizes, fizemos coisas que não queríamos ter feito, pelo simples fato de ter medo de dizer a palavra mágica. Temos medo de magoar as pessoas, mas não temos medo de nos magoar, ou vamos viver aquele ditado: “A sua felicidade é a minha felicidade”, vamos para de ser hipócrita, a minha felicidade é a minha felicidade, vamos parar de colocar nossa vida nas mãos de outras pessoas, dizer “Não”, é tomar em nossas mãos as rédeas da nossa vida, é colocarmos nosso caminho na direção certa.
Vamos entender de uma vez por todas que cada um tem que resolver o seu problema, se estamos vivendo uma situação que nos incomoda vamos falar “Não” a isso e mudar o rumo da nossa história.
Também temos que ter coragem de falar as famosas frases:
- Agora não posso.
- Não quero viver essa situação.
- Não posso te ajudar agora.
Assim vamos aliviar o peso das nossas costas, vamos tirar o gosto amargo da boca e vamos estar nos fazendo mais felizes, às vezes as pessoas que estão ao nosso redor tem que ouvir um “Não” para poder aprender e principalmente a crescer na vida.
Falar um “Não” é uma arte que devemos usar sempre em nossa defesa e muitas vezes na defesa das pessoas que amamos.

Neisson Almeida

Texto de Chico Xavier


Três verbos existem que, bem conjugado, serão lâmpadas luminosas em nosso caminho –
Aprender,Servir e Cooperar.
Três atitudes exigem muita atenção – Analisar,Reprovar e Reclamar.
Dê três normas de conduta jamais nos arrependeremos –
Auxiliar com a intenção do bem, Silenciar e Pronunciar frases de bondade e estímulo.
Três diretrizes manter-nos-ão, invariavelmente, em rumo certo –
Ajudar sem distinção , Esquecer todo mal e Trabalhar sempre.
Três posições devemos evitar em todas as circunstâncias –
Maldizer,Condenar e Destruir.
Possuímos três valores que, depois de perdidos, jamais serão recuperados –
A hora que passa,A oportunidade e A palavra falada.
Três programas sublimes se desdobram à nossa frente, revelando-nos a glória da Vida Superior –
Amor, Humildade e Bom ânimo.
Que o Senhor nos ajude, pois, em nossas necessidades, a seguir sempre três abençoadas regras de salvação –
Corrigir em nós o que nos desagrada em outras pessoas.
Amparar-nos mutuamente.
Amar-nos uns aos outros

Fonte: Site - http://www.pensador.info/autor/Chico_Xavier/2/

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Somente nós podemos mudar a nossa Vida!



Lendo um texto de Luís Fernando Veríssimo me deparei com essa frase: “A vida muda, quando "você muda", e como sempre de costume fiz uma analise detalhada das situações que passei, e todos nós podemos refletir sobre as situações pelas quais já passamos, pelas que estamos passando e ainda pelas quais iremos passar.
Como já sabemos a vida é feita de Leis que devemos observar, pois todas as nossas ações com certeza vão ter uma reação.
Vivemos reclamando que a vida não muda, mas no fundo quem não muda somos nós, por isso às vezes é bom pararmos em frente ao espelho e olhar dentro dos nossos olhos para saber se estamos sendo sinceros conosco mesmos.
Se lermos o Novo Testamento vamos ver vários textos em que Jesus num simples gesto ou num simples olhar fazia as pessoas entenderem que elas tinham que mudar o seu jeito de ser e de viver, para poder mudar as situações por quais elas estavam passando.
Mas voltando a refletir a frase de Luís Fernando, vamos ver que é simples entender o que ele quer dizer, a vida é feita de constantes mudanças, mas se não nos adaptarmos a essas mudanças nós nunca vamos usufruir do que ela tem de bom.
Ficarmos pelos cantos nos lamentando que nada de bom acontece, que as oportuniades não aparecem, que estamos sozinhos sem a companhia de uma pessoa legal, que a família não nos entende que só vivemos doente, ou seja, ficarmos nos fazendo de vitimas não vai nos ajudar em nada, somente vai nos atrapalhar.
Para fazermos uma grande mudança em nossa vida, temos que ter atitude, coragem e paciência, esses três fatores são determinantes para mudarmos o percurso por qual estamos percorrendo.
A Atitude têm que ter para afastar de nós tudo que esta de errado, seja as pessoas com quem estamos nos relacionando, os amigos que estamos andando, ter atitude de nunca se desanimar quando escutamos um não, e sempre correr atrás dos nossos sonhos.
A Coragem temos que ter para enfrentar de frente todos os problemas, coragem de sairmos do buraco que nós mesmos nos enterramos, de enfrentar as doenças que nós mesmos atraímos, ter coragem de enfrentar as pessoas que não querem que cresçamos, e principalmente quando vier alguma desgraça para nos desanimar, enxugar as lágrimas e nunca desistir.
E finalmente a Paciência, pois uma coisa que nos atrapalha e muito é a ansiedade, ela faz com que muitas vezes tropeçamos nas nossas próprias pernas e colocamos tudo a perder, tudo tem seu tempo, nós vamos ter o que queremos na hora certa.
Ter a coragem de mudar o nosso jeito de ser e nossas atitudes, é mudar radicalmente a nossa vida e as situações que estamos enfrentando, os únicos culpados somos nós mesmos, não vamos ficar querendo achar outros culpados pois nunca conseguiremos encontrar.


Neisson Almeida

Faleceu ontem a pessoa que atrapalhava sua vida...


Faleceu ontem a pessoa que atrapalhava sua vida...


Um dia, quando os funcionários chegaram para trabalhar, encontraram na portaria um cartaz enorme, no qual estava escrito:

"Faleceu ontem a pessoa que atrapalhava sua vida na Empresa. Você está convidado para o velório na quadra de esportes".

No início, todos se entristeceram com a morte de alguém, mas depois de algum tempo, ficaram curiosos para saber quem estava atrapalhando sua vida e bloqueando seu crescimento na empresa. A agitação na quadra de esportes era tão grande, que foi preciso chamar os seguranças para organizar a fila do velório. Conforme as pessoas iam se aproximando do caixão, a excitação aumentava:

- Quem será que estava atrapalhando o meu progresso ?
- Ainda bem que esse infeliz morreu !

Um a um, os funcionários, agitados, se aproximavam do caixão, olhavam pelo visor do caixão a fim de reconhecer o defunto, engoliam em seco e saiam de cabeça abaixada, sem nada falar uns com os outros. Ficavam no mais absoluto silêncio, como se tivessem sido atingidos no fundo da alma e dirigiam-se para suas salas. Todos, muito curiosos mantinham-se na fila até chegar a sua vez de verificar quem estava no caixão e que tinha atrapalhado tanto a cada um deles.

A pergunta ecoava na mente de todos: "Quem está nesse caixão"?

No visor do caixão havia um espelho e cada um via a si mesmo... Só existe uma pessoa capaz de limitar seu crescimento: VOCÊ MESMO! Você é a única pessoa que pode fazer a revolução de sua vida. Você é a única pessoa que pode prejudicar a sua vida. Você é a única pessoa que pode ajudar a si mesmo. "SUA VIDA NÃO MUDA QUANDO SEU CHEFE MUDA, QUANDO SUA EMPRESA MUDA, QUANDO SEUS PAIS MUDAM, QUANDO SEU(SUA) NAMORADO(A) MUDA. SUA VIDA MUDA... QUANDO VOCÊ MUDA! VOCÊ É O ÚNICO RESPONSÁVEL POR ELA."

O mundo é como um espelho que devolve a cada pessoa o reflexo de seus próprios pensamentos e seus atos. A maneira como você encara a vida é que faz toda diferença. A vida muda, quando "você muda".

Autor: Luís Fernando Veríssimo
Fonte: http://www.pensador.info/textos_de_luis_fernando_verissimo/

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Não podemos controlar o mundo interno dos outros.


Um dos maiores erros que cometemos é achar que podemos controlar a vida das outras pessoas, queremos de certa forma fazer com que as pessoas ao nosso redor, faça exatamente o que queremos, não deixamos que ninguém expresse suas opiniões.
Não tem nada mais chato do que convivermos com pessoas controladoras, quanta experiências já tivemos nesse sentido, um exemplo clássico é nossos pais, que mesmo depois de adultos querem nos controlar.
E nenhum relacionamento da certo quando um dos envolvidos é controlador, não tem amor que dure e nem que sobreviva, mesmo nas amizades quando acontece essa situação ela acaba. Mas o pior é quando descobrimos que não conseguimos controlar as outras pessoas, ai vem um sentimento de impotência e de frustração, mas isso acontece porque não queremos de forma alguma compreender que cada pessoa tem a sua individualidade.
Se somos pessoas controladoras, façamos um exame de consciência e vamos melhorar esse defeito na nossa vida, porque se não mudarmos, além de não sermos felizes nunca iremos conseguir fazer as pessoas felizes ou pelo menos fazê-las se sentirem bem ao nosso lado.
Vamos aprender a respeitar cada um do seu jeito, mesmo que no fundo não concordamos com a decisão que ela tomou, vamos respeitar, porque elas o direito de passar por aquela situação, naquele momento para poder aprender com suas conseqüências, mesmo que a consequência seja boa ou má.
Para os pais que ainda tentam controlar seus filhos, deixem eles crescerem, assim como vocês já tiveram o seu tempo é preciso que eles tenham o tempo deles, deixam eles serem responsáveis pelas suas atitudes, pois eles tem que aprender a se virar na vida, infelizmente eles não vão ter vocês pelo resto da vida.
Para os namorados e os casados, é importantíssimo numa relação respeitar a individualidade um do outro, pois quem ama não prende, quem ama confia, não tem aquele ditado que diz: “ Que Ninguém é de Ninguém”, não temos donos e nem podemos em pensar em ser donos de alguém, assim ao invés de fazermos a pessoa nos amar, nós estaremos afastando ela, e quando perdermos a pessoa amada ficaremos pelos cantos nos lamentando.
Quantas pessoas, quantos relacionamentos, quantos amigos perdemos na vida pelo nosso jeito controlador de ser, mas tudo pode ser mudado, sempre teremos a segunda chance, por isso temos que aproveitar para mudar o nosso modo pensar e de ver a vida.
Vamos deixar cada um viver a sua vida, como queremos viver a nossa, dessa forma vamos viver mais leve pois não estaremos carregando os fardos dos outros, e estaremos fazendo as pessoas mais alegres pois elas estarão aprendendo o que é necessário para saber viver.

Neisson Almeida

Promessas de Casamento


Em maio de 98, escrevi um texto em que afirmava que achava bonito o ritual do casamento a igreja, com seus vestidos brancos e tapetes vermelhos, mas que a única coisa que me desagradava era o sermão do padre. "Promete ser fiel na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, amando-lhe e respeitando-lhe até que a morte os separe?" Acho simplista e um pouco fora da realidade. Dou aqui novas sugestões de sermões:

- Promete não deixar a paixão fazer de você uma pessoa controladora, e sim respeitar a individualidade do seu amado, lembrando sempre que ele não pertence a você e que está ao seu lado por livre e espontânea vontade?
- Promete saber ser amiga(o) e ser amante, sabendo exatamente quando devem entrar em cena uma e outra, sem que isso lhe transforme numa pessoa de dupla identidade ou numa pessoa menos romântica?
- Promete fazer da passagem dos anos uma via de amadurecimento e não uma via de cobranças por sonhos idealizados que não chegaram a se concretizar?
- Promete sentir prazer de estar com a pessoa que você escolheu e ser feliz ao lado dela pelo simples fato de ela ser a pessoa que melhor conhece você e portanto a mais bem preparada para lhe ajudar, assim como você a ela?
- Promete se deixar conhecer?
- Promete que seguirá sendo uma pessoa gentil, carinhosa e educada, que não usará a rotina como desculpa para sua falta de humor?
- Promete que fará sexo sem pudores, que fará filhos por amor e por vontade, e não porque é o que esperam de você, e que os educará para serem independentes e bem informados sobre a realidade que os aguarda?
- Promete que não falará mal da pessoa com quem casou só para arrancar risadas dos outros?
- Promete que a palavra liberdade seguirá tendo a mesma importância que sempre teve na sua vida, que você saberá responsabilizar-se por si mesmo sem ficar escravizado pelo outro e que saberá lidar com sua própria solidão, que casamento algum elimina?
- Promete que será tão você mesmo quanto era minutos antes de entrar na igreja?

Sendo assim, declaro-os muito mais que marido e mulher: declaro-os maduros.


Autora: Martha Medeiros
Fonte: http://www.pensador.info/tag/sermao/

terça-feira, 13 de abril de 2010

“A nossa Salvação depende do que Deus sabe a nosso respeito.”


Um dia desses lendo um texto do Pe e cantor Fábio de Melo li essa frase, e comecei a refletir sobre a minha vida e pelos caminhos que ando percorrendo na vida, muitas vezes damos muito valor no que as pessoas acham ou falam de nós, nos preocupamos com os seus julgamentos a nosso respeito e esquecemos que a nossa salvação depende exclusivamente de Deus.
Como sempre coloco nos meus textos precisamos aprender a ser o que somos, é a nossa natureza, o que vamos viver ou deixar de viver depende de cada um de nós, e por muitas vezes preocupados com isso, nos aprisionamos e começamos a viver somente em torno das outras pessoas.
Temos que compreender que ninguém pode viver a nossa vida e também que não podemos viver a vida de ninguém precisamos ser pessoas determinadas a vencer, não adianta dizermos que somos limitados, porque Deus não coloca limite em ninguém, muito pelo contrário se estamos dispostos a seguir em frente ele todos os dias nos da ânimo e coragem para a caminhada.
Não somos perfeitos, estamos aqui para com passos curtos chegar a perfeição, nós vamos errar muito, porque só errando é que aprendemos a acertar, dores e sofrimentos é necessário termos pois só assim aprendemos a ser fortes. Mas se olharmos o passado a única certeza que vamos ter é que quando estávamos no chão e todos foram embora, Deus estava segurando a nossa mão.
Temos que olharmos dentro de nós com sinceridade, reconhecer as nossas fraquezas, mas exaltar a nossa força, nunca devemos ficar lamentando que ninguém nos ajuda ou que todos nos atrapalham, pois somente nós podemos realizar nossos sonhos.
Vamos parar de sermos mimados e querer colocar a culpa nos outros pelos nossos fracassos, pois se fracassamos vamos ter a hombridade de reconhecer que nós que erramos, temos mais que sacudir a poeira e seguir em frente.
Se alguém falou mal de nós, que suas palavras entre num ouvido e saia no outro, não vamos retribuir com a mesma moeda, aprender a perdoar e a orar pelos que nos queiram mal é ser superior tanto humanamente como espiritualmente a ele.
Vamos parar de depender dos outros, cada um tem a sua vida e seu caminho, e vamos aprender a olhar cada um dependente de religião, raça, classe social e opção sexual, como Jesus nos olhava, um olhar de sinceridade e amor, e não um olhar de julgamento, como se fossemos os donos da verdade.
Assim a cada dia vamos aprendendo a lição para sermos um pouco melhor, pois a nossa Salvação depende de Deus e não das pessoas que convivem ao nosso redor.


“Durante muito tempo eu fiquei preocupado com o que os outros achavam ao meu respeito. Mas hoje, o que os outros acham de mim muito pouco me importa [a não ser que sejam pessoas que me amam], porque a minha salvação não depende do que os outros acham de mim, mas do que Deus sabe ao meu respeito.”
Frase do Pe Fabio de Melo.


Neisson Almeida

HOJE É TEMPO DE SER FELIZ!



A vida é fruto da decisão de cada momento. Talvez seja por isso, que a idéia de plantio seja tão reveladora sobre a arte de viver.

Viver é plantar. É atitude de constante semeadura, de deixar cair na terra de nossa existencia as mais diversas formas de sementes.

Cada escolha, por menor que seja, é uma forma de semente que lançamos sobre o canteiro que somos. Um dia, tudo o que agora silenciosamente plantamos, ou deixamos plantar em nós,será plantação que poderá ser vista de longe...

Para cada dia, o seu empenho. A sabedoria bíblica nos confirma isso, quando nos diz que "debaixo do céu há um tempo para cada coisa!"

Hoje, neste tempo que é seu, o futuro está sendo plantado. As escolhas que você procura, os amigos que você cultiva, as leituras que você faz, os valores que você abraça, os amores que você ama, tudo será determinante para a colheita futura.

Felicidade talvez seja isso: alegria de recolher da terra que somos, frutos que sejam agradáveis aos olhos!

Infelicidade, talvez seja o contrário.

O que não podemos perder de vista é que a vida não é real fora do cultivo. Sempre é tempo de lançar sementes... Sempre é tempo de recolher frutos. Tudo ao mesmo tempo. Sementes de ontem, frutos de hoje, Sementes de hoje, frutos de amanhã!

Por isso, não perca de vista o que você anda escolhendo para deixar cair na sua terra. Cuidado com os semeadores que não lhe amam. Eles têm o poder de estragar o resultado de muitas coisas.

Cuidado com os semeadores que você não conhece. Há muita maldade escondida em sorrisos sedutores...

Cuidado com aqueles que deixam cair qualquer coisa sobre você, afinal, você merece muito mais que qualquer coisa.

Cuidado com os amores passageiros... eles costumam deixar marcas dolorosas que não passam...

Cuidado com os invasores do seu corpo... eles não costumam voltar para ajudar a consertar a desordem...

Cuidado com os olhares de quem não sabe lhe amar... eles costumam lhe fazer esquecer que você vale à pena...

Cuidado com as palavras mentirosas que esparramam por aí... elas costumam estragar o nosso referencial da verdade...

Cuidado com as vozes que insistem em lhe recordar os seus defeitos... elas costumam prejudicar a sua visão sobre si mesmo.

Não tenha medo de se olhar no espelho. É nessa cara safada que você tem, que Deus resolveu expressar mais uma vez, o amor que Ele tem pelo mundo.

Não desanime de você, ainda que a colheita de hoje não seja muito feliz.

Não coloque um ponto final nas suas esperanças. Ainda há muito o que fazer, ainda há muito o que plantar, e o que amar nessa vida.

Ao invés de ficar parado no que você fez de errado, olhe para frente, e veja o que ainda pode ser feito...

A vida ainda não terminou. E já dizia o poeta "que os sonhos não envelhecem..."

Vai em frente. Sorriso no rosto e firmeza nas decisões.

Deus resolveu reformar o mundo, e escolheu o seu coração para iniciar a reforma.

Isso prova que Ele ainda acredita em você. E se Ele ainda acredita, quem sou eu pra duvidar... (?)


Texto: Pe Fábio de Melo.
Fonte: http://www.pensador.info/autor/Pe._Fabio_de_Melo/

segunda-feira, 12 de abril de 2010

A vida passa depressa, vamos vive - lá Intensamente!


Quando acordamos pela manhã e contemplamos o brilho do sol, quando sentimos o perfume das flores, quando cai a noite e olhamos o céu e podemos ver a luz da lua e o brilho das estrelas, na chuva poder dançar e sentir aquele cheiro de terra molhada, que alegria quando corremos atrás dos nossos sonhos e conquistamos o que tanto desejávamos, como é bom poder fazer aquilo que queríamos sem dar satisfação a ninguém, como é bom poder beijar a pessoa amada, dar um abraço nos amigos, celebrar com nossa família e estender a mão e dar um pouco da nossa solidariedade ao nosso semelhante.
Cada momento desses se não vivermos de coração e sem medo de ser feliz, pode nunca mais voltar, mas infelizmente muitos desses momentos passaram na nossa vida e não conseguimos viver porque simplesmente estávamos vivendo a vida de outras pessoas.
Muitas vezes para agradar os outros permitimos que eles nos roubassem o direito de vivermos, mas a culpa é totalmente nossa, pois nos omitimos desse direito, simplesmente porque achamos mais fácil e mais cômodo, e quando nos deparamos com a realidade já estamos num mar de frustrações.
A vida infelizmente é curta, e muitas vezes ela nos prega surpresas que naquele momento não estamos preparados, podemos ver tanto exemplos no nosso dia-a-dia, um desses exemplos aconteceu esses dias no Rio de Janeiro, aonde a fúria da natureza acabou com tantos sonhos e deixaram marcas profundas que talvez nunca sejam superadas.
Por isso temos que viver cada momento da nossa vida como se fosse o ultimo, dizer aquilo que queremos, correr atrás dos nossos sonhos, e como diz aquele velho e sábio ditado: “Nunca deixar para amanha, o que podemos fazer hoje”.
Para viver a vida não tem idade, por isso temos que sair, se divertir com os amigos, aproveitar a companhia dos familiares, ler um bom livro, apreciar um bom vinho, escutar uma ótima musica, dançar e sorrir para os problemas e para as dificuldades, pois ficar se lamentando não resolverá.
Deus nos concedeu o Dom da Vida para ser vivida, mas muitas pessoas passam por ela só por passarem, temos que fazer diferente, temos que fazer algo a mais, pois um simples gesto de solidariedade com o semelhante já é uma grande obra que realizamos na nossa caminhada.
Vamos Viver... Viver... Viver e como diz a letra da musica “Nunca ter vergonha de ser feliz”.

Neisson Almeida

A Idade de Ser Feliz


Existe somente uma idade para a gente ser feliz,
somente uma época na vida de cada pessoa
em que é possível sonhar e fazer planos
e ter energia bastante para realizá-las
a despeito de todas as dificuldades e obstáculos.

Uma só idade para a gente se encantar com a vida e viver apaixonadamente
e desfrutar tudo com toda intensidade
sem medo, nem culpa de sentir prazer.

Fase dourada em que a gente pode criar
e recriar a vida,
a nossa própria imagem e semelhança
e vestir-se com todas as cores
e experimentar todos os sabores
e entregar-se a todos os amores
sem preconceito nem pudor.

Tempo de entusiasmo e coragem
em que todo o desafio é mais um convite à luta
que a gente enfrenta com toda disposição
de tentar algo NOVO, de NOVO e de NOVO,
e quantas vezes for preciso.

Essa idade tão fugaz na vida da gente
chama-se PRESENTE
e tem a duração do instante que passa.


Autor: Desconhecido
Fonte: http://www.pensador.info/textos_sobre_vida/

sexta-feira, 9 de abril de 2010

O Pai Nosso não é só uma Oração é também uma Lição de Vida!


Quando o povo chegou a Jesus e pediu que ele ensina-se um modo fácil de chegar a Deus, ele ensinou uma Oração simples, ele mostrou que não precisamos usar palavras difíceis ou uma oratória demorada, pois encontramos Deus na Humildade do nosso coração.
Diariamente fazemos a Oração do Pai Nosso, mas não prestamos atenção nas suas palavras, e dessa forma deixamos também de viver no nosso dia-a-dia essa belíssima oração. Nas simples palavras do Pai Nosso, nós Louvamos a Deus, Deixamos que ele faça em nós a sua vontade, pedimos o que precisamos para viver, pedimos perdão dos nossos erros e pedimos para que ele nos afasta todo mal.
Mas, todas as vezes que fazemos esta oração, nós perguntamos a nós mesmo, se realmente estamos vivendo tudo o que falamos nela? Será que estamos sendo merecedores do que pedimos?
Então vamos refletir os pontos principais da Oração:
1.º Santificado seja o Teu Nome: Se olharmos bem, quantas vezes colocamos outra prioridade na frente de Deus, muitas vezes santificamos outras coisas ou outras pessoas em vez do nosso Criador.
2.º Venha a nós o Vosso Reino: Pedimos que Deus coloque em nós a sua graça, sendo que nem nos preparamos para isso, esquecemos que o nosso corpo é a verdadeiro Templo que Deus habita, e como nós mesmo nos maltratamos.
3.º Seja Feita a Tua Vontade: Só ficamos felizes quando a vontade de Deus é a mesma que a nossa, e quando isso não acontece chegamos até blasfemar e achar que até Deus está contra nós.
4.º O Pão Nosso de cada dia nos daí Hoje: Deus providencia o necessário para sobrevivermos, mas muitas vezes queremos mais e mais, e chegamos ao ponto de sermos tão egoístas que nos deparamos com tanta miséria e não dividimos o nosso, pois tantos irmãos na miséria e não temos coragem para mudar essa triste realidade.
5.º Perdoai as Nossas Ofensas: Usamos tanta humildade para pedir perdão a Deus, sendo que muitas vezes não somos humildes para perdoar a quem nos magoa.
6.º Não nos deixeis cair em Tentação: Mas quantas vezes fomos atrás dela, e depois colocamos culpa na nossa fraqueza, mas podíamos ter evitado e naquele momento não fizemos nada para evitar.
7.º Livrai-nos de Todo Mal: Pedimos isso, mas quantas vezes fizemos o mal ao nosso irmão, prejudicamos as pessoas, menosprezamos os mais pobres, fizemos fofoca com a intenção de prejudicar o nosso semelhante.
Então devemos olhar o Pai Nosso de um modo diferente, todas as vezes que fizermos essa oração vamos pedir a Deus que realmente vivamos cada palavra dela, assim iremos viver melhor e faremos da vida das pessoas ao nosso redor muito mais agradável e assim poderemos realmente dizer AMÉM.

Neisson Almeida

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Como diz o Poeta: - “Somos do Tamanho dos Nossos Sonhos!”


Passamos a vida inteira sonhando, saímos em busca dos nossos sonhos, deixamos a casa dos nossos pais, os nossos amigos e partimos em busca dos nossos objetivos. Muitos desses sonhos tivemos na infância, e a cada dia que íamos crescendo a ansiedade era grande para podermos realizá-los.
Infelizmente alguns não conseguimos realizar, outros ficaram perdidos pelo caminho, mas com muito sacrifício e suor conseguimos realizar alguns, eles talvez não podem ter sido aqueles que queríamos mas o importante é que realizamos.
O importante é que nunca deixamos de sonhar, pois é o sonho que nos faz seguir em frente, e se tivermos fé em Deus e principalmente na nossa capacidade vamos conseguir realizar todos os nossos sonhos.
O Poeta Fernando Pessoa estava muito inspirado quando disse que “Somos do tamanho dos nossos Sonhos”; pois se queremos ser grandes temos que sonhar grande, não importa o que as pessoas digam, o que importa é o que nós queremos.
Muitas vezes temos que deixar as pessoas que amamos para correr atrás dos nossos sonhos, suportamos a solidão, o medo do desconhecido, a desconfiança das pessoas, isso tudo é obstáculos que temos que superar.
Mas nunca podemos deixar de sonhar e nem deixar que se apague nos nossos olhares o brilho da Fé e da Esperança, pois o dia que isso acontecer, não seremos dignos de estarmos vivos.
Pois deixar de sonhar é deixar de existir, estaremos nos entregando para a
morte. Mesmo que estejamos cansados, que o sofrimento sempre bata na nossa porta, temos que sonhar, pois o sonho nos mantém vivo e com ânimo para lutar a cada dia.
Sempre que fizermos as nossas preces, vamos pedir a Deus que todos os dias ele renove os nossos sonhos, que nos de força para realizá-los, e que nunca ninguém os roube.
A vida é feita de sonhos, e temos que torná-los realidade, pois assim mostramos a todos que somos do tamanho deles.

“Somos do tamanho dos nossos sonhos”
Fernando Pessoa

Neisson Almeida

Texto do Diário de Um Mago


Quando renunciamos aos nossos sonhos e encontramos a paz - disse ele depois de um tempo - temos um pequeno período de tranqüilidade. Mas os sonhos mortos começam a apodrecer dentro de nós, e infestar todo o ambiente em que vivemos. Começamos a nos tornar cruéis com aqueles que nos cercam, e finalmente passamos a dirigir esta crueldade contra nós mesmos. Surgem as doenças e psicoses. O que queríamos evitar no combate - a decepção e a derrota - passa a ser o único legado de nossa covardia. E, um belo dia, os sonhos mortos e apodrecidos tornam o ar difícil de respirar e passamos a desejar a morte, a morte que nos livrasse de nossas certezas, de nossas ocupações, e daquela terrível paz das tardes de domingo.


Autor: Paulo Coelho
Fonte: http://www.pensador.info

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Momentos que infelizmente não voltam mais!


A história da nossa vida não é só feita de tristezas, felizmente se colocarmos na balança, os momentos felizes tem o maior peso, e quanta saudade sentimos desses momentos que podemos vivenciar.
Lembramos da nossa infância com nossos irmãos, das brincadeiras, das bagunças que deixavam nossos pais loucos da vida, e até mesmo das brigas, pois logo estávamos todos de bem e fazendo a mesma coisa.
Saudade dos nossos amigos de infância, hoje já adultos, cada um seguiu a sua vida e outros não se encontram mais em nosso meio; quantas brincadeiras, conversas que duravam horas e horas.
Saudade da escola, da primeira professora, das brincadeiras na hora do recreio.
Saudade da casa da vovó, do bolo e dos doces que ela preparava, do cheiro do campo, das flores e os banhos de cachoeira.
Saudade do nosso Pai e da nossa Mãe, dos momentos de carinho e até mesmo saudade daquela hora que tínhamos que levar um puxão de orelha para aprender a não fazer bagunça.
Que saudade da nossa Família reunida no fim de semana, nas Festas de Fim de Ano, aonde todos se confraternizavam, das crianças brincando, das boas conversas e dos abraços carinhosos.
Saudade do primeiro amor, do primeiro beijo, mesmo que foi desajeitado, que na inocência sentimos aquilo friozinho na barriga.
Na verdade se olharmos o nosso passado vamos ver quantos momentos bons nós tivemos, em alguns momentos aproveitamos e em outros infelizmente não damos a importância que eles mereciam.
Mas a Vida é feita disso, esses momentos infelizmente não poderão ser vividos novamente, pois o que Passou... Passou...
O importante é que relembrando esses momentos podemos dar mais valor nos momentos que virão. Talvez não sejam com as mesmas pessoas, pois algumas já podem ter partido e não voltarão mais, hoje temos outras pessoas, novos amigos que fazem parte da nossa vida e da nossa caminhada, então vamos aproveitar cada momento que tivermos da melhor forma possível.
Assim quando fizermos uma nova retrospectiva da nossa vida, vamos poder sorrir e dizer que soubemos aproveitar os bons momentos que novamente vamos viver.


Neisson Almeida

Há Momentos


Há momentos na vida em que sentimos tanto
a falta de alguém que o que mais queremos
é tirar esta pessoa de nossos sonhos
e abraçá-la.

Sonhe com aquilo que você quiser.
Seja o que você quer ser,
porque você possui apenas uma vida
e nela só se tem uma chance
de fazer aquilo que se quer.

Tenha felicidade bastante para fazê-la doce.
Dificuldades para fazê-la forte.
Tristeza para fazê-la humana.
E esperança suficiente para fazê-la feliz.

As pessoas mais felizes
não têm as melhores coisas.
Elas sabem fazer o melhor
das oportunidades que aparecem
em seus caminhos.

A felicidade aparece para aqueles que choram.
Para aqueles que se machucam.
Para aqueles que buscam e tentam sempre.
E para aqueles que reconhecem
a importância das pessoas que passam por suas vidas.

O futuro mais brilhante
é baseado num passado intensamente vivido.
Você só terá sucesso na vida
quando perdoar os erros
e as decepções do passado.

A vida é curta, mas as emoções que podemos deixar
duram uma eternidade.
A vida não é de se brincar
porque um belo dia se morre.


Autora: Clarice Lispector
Fonte: Site - http://www.pensador.info

terça-feira, 6 de abril de 2010

As conquistas são méritos e não precisamos pisar em ninguém.



Na vida sempre seremos julgados pelas nossas atitudes, é lógico que não precisamos e nunca devemos ligar pelo que as pessoas pensam de nós e também não é porque elas nos julgam que devemos julgá-las, para isso tem a justiça Divina, e nela nada fica impune.
Temos que correr atrás dos nossos sonhos, conquistarmos aquilo que tanto almejamos, mas, infelizmente muitas vezes para conseguir os nossos objetivos, pisamos nas pessoas que estão no nosso caminho, as vezes usando as palavras para prejudicá-las, outras vezes fazendo ações para afastá-las.
É lógico que muitas vezes também fomos pisados, e muitas vezes por pessoas que eram amigas ou até mesmo parentes que tínhamos confiança.
A vida é feita de conquistas, mas devemos sempre nos lembrar que as conquistas que temos são méritos pelas ações que praticamos se somos fiéis a Deus e determinados, cedo ou tarde elas acontecem.
Para isso não precisamos pisar em ninguém, e se alguma vez fizemos isso, temos que ter a hombridade de reconhecer o nosso erro, e se alguém fez isso conosco, temos que ter a sabedoria para perdoar.
A vida ela cobra cada ação que fazemos e cada palavra que falamos, talvez o que estamos passando hoje, seja o pagamento por aquilo que fizemos no passado. Nunca devemos ter inveja da pessoa que conquistou aquilo que ainda não conquistamos, se não conseguimos alcançar o nosso objetivo, é porque ainda não é a nossa hora, mas ela sem duvida chegará.
Temos que nos lembrar das palavras de Bezerras de Menezes, que sempre ensinou que as pessoas que estão no nosso caminho, seja ela amiga ou não, elas são os nossos companheiros de jornada, muitos nos ajudam, outros nos prejudicam e outros simplesmente só nos assistem passar. Mas não precisamos pisar em ninguém, pois Deus julga nossas ações, e se pudermos ajudar é ainda mais gratificante, pois mesmos se as pessoas não agradecem, Deus esta vendo, pois como diz o ditado: “Colhemos o que plantamos”.

Neisson Almeida

NÃO PISEMOS NAS FLORES DO CAMPO ...


Um dia Maria caminhava com uma amiga para ir pegar a água preciosa no poço.
Quando Ela viu, na beira da estrada, muitas florezinhas silvestres – porque as flores, elas são insistentes, representam a beleza de Deus e são capazes, mesmo no deserto, de teimar em florir, aqui e ali-essa companheira foi na direção dessas poucas florezinhas rasteiras, Maria disse para ele:
-Não pise as flores do chão! Elas são nosso Pai a embelezar nossas vidas e resplandecer nos nossos olhos a grandeza que só Ele sabe doar. Essas florezinhas, se forem pisadas pelos nossos pés, não darão o néctar precioso para as abelhinhas, não será o alimento para o colibri... Não pise as flores do chão.
-Maria, em tudo você vê Deus. Em tudo o que você faz, você sempre vê Deus. Essas flores para mim são apenas flores, mas para você, elas representam uma vida tão extensa, tão fértil ... Eu não vou pisá-las.
Ao afastar-se do local, naquele instante, uma serpente fugiu de entre as flores e atravessou o caminho. A mulher, a jovem mulher, deu um grito de susto:
-Maria, você, me ensinando não pisar as flores, me salvou a vida!
Maria disse:
-Não, minha amiga, quem te salvou a vida foi Deus. Mas, lembre-se de que, assim como as abelhas buscam o néctar precioso e os colibris, nos pistilos das flores, o seu alimento, também os répteis se escondem na sombra do chão. Aprenda a olhar o céu sem descuidar-se da Terra. Olhe aonde seus pés pisam e procure conservar a vida, porque assim você estará conservando a sua própria vida.
E foram buscar a água abençoada. A mulher, insistentemente, olhava para Maria e Maria, olhando para o céu, dizia:
-Obrigada, Senhor! Porque em tudo o que nos cerca existe a sua imensa lição de amor. Obrigada, Senhor, pela vida, obrigada pelas lições que o chão nos ensina, que o céu possa nos aprovar.
Acabou a pequena história. Essa mulher nunca mais, certamente, deve ter pisado as flores do chão. Mas, certamente, deve ter tido muito cuidado com os matos rasteiros que estão às margens do nosso caminho.
Aqueles que estão no nosso caminho são, efetivamente, os companheiros de jornada. Aqueles que estão à margem do nosso caminho são, ás vezes, colaboradores, ou meros espectadores. Mas, quem disse que não podemos ajudar a todos eles nesse processo de serem espectadores? Por que não podemos ajudá-los a ter uma vida mais intensa, mais bela e mais produtiva?
Quanto à nós, sigamos com as lições que Maria nos oferece, na singeleza do seu ser. Não pisemos as flores do campo, porque em todas elas resplandece Deus.


Autor: Bezerra de Menezes
Fonte: http://www.mensagensespirituais.kit.net

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Temos que tirar as pedras dos nossos Caminhos.


Como diz o poeta Carlos Drummond de Andrade:-“ No meio do caminho tinha uma pedra tinha uma pedra no meio do caminho”. Nos caminhos que percorremos na nossa vida existem várias pedras, que além de atrapalhar a nossa passagem, elas machucam nossos pés fazendo que muitas vezes desistimos de seguir em frente.
Essas pedras tem várias formas e diversos tamanhos, podemos classificá-las como os nosso medos, nossa falta de perseverança, nossa falta de fé, nossos preconceitos, e também tem muitas pedras que outras pessoas colocam para nos atrapalhar, como a inveja, a fofoca, e muitas outras.
Mas quando lemos o belo poema, notamos que o poeta o coloca no passado, pois ele não escreve tem uma pedra e sim tinha uma pedra, como se quisesse nos encorajar e tirar das nossas lembranças o passado.
É exatamente isso que temos que pensar, a vida não é fácil e nunca será, pois se ela fosse fácil não teria graça alguma, Deus quer que aprendemos alguma coisa e ele faz da nossa vida uma grande escola.
Ninguém pode percorrer o nosso caminho, e ninguém pode tirar as pedras que se encontram nesse caminho, só nós podemos fazer isso, as vezes o caminho é tão difícil e as pedras machucam tanto que choramos e queremos desistir porque não agüentamos a dor que chega a ser insuportável.
Temos que ter fé em Deus e principalmente em nós mesmo, temos que ser perseverantes, superar os nossos medos, suportar a dor e o sofrimento, é lógico que sozinhos não vamos conseguir tirar as pedras de uma só vez, mas com paciência e determinação, podemos tirá-las de uma a uma e assim a cada dia, vamos avançando nesse caminho difícil, e quando olharmos para trás vamos ver o quando valeu a pena ter seguido em frente.


Neisson Almeida

No meio do caminho


No meio do caminho tinha uma pedra
tinha uma pedra no meio do caminho
tinha uma pedra
no meio do caminho tinha uma pedra.

Nunca me esquecerei desse acontecimento
na vida de minhas retinas tão fatigadas.
Nunca me esquecerei que no meio do caminho
tinha uma pedra
tinha uma pedra no meio do caminho
no meio do caminho tinha uma pedra

Poema de Carlos Drummond de Andrade

Fonte:http://www.pensador.info/havia_uma_pedra_no_meu_caminho_no_meu_caminha_havia_uma_pedra/

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Sepultarmos o Velho Eu e Ressuscitar um Novo EU!


Quando lemos a Bíblia, vemos que no Antigo Testamento, a libertação do Povo de Deus do Egito, saindo da escravidão para uma nova Terra e uma nova Vida de liberdade. No Novo Testamento Jesus morrendo na Cruz, faz uma nova Páscoa, nos tira da Escravidão do Pecado e nos liberta de todo mal.
Então, devemos ver a Páscoa não como uma simples festa aonde comemos muito chocolate, mas devemos vê-la como a nossa passagem para uma nova vida. Devemos levar ao túmulo o Velho Eu, cheio de manias, preconceitos, medo, com a triste mania de levar a vida do jeito que esta, e nem ao menos tentarmos fazer algo para mudar a nossa realidade.
E assim, como Cristo Ressuscitou vencendo a Morte, também devemos Ressuscitar, com um novo ânimo, cheio de sonhos e planos, tendo forças pra suportar todas as tribulações com a cabeça erguida, com coragem para fazer o que temos vontade e sem medo de sermos felizes.
E acima de tudo, vendo o mundo com um olhar diferente, ajudando a quem necessita, sendo luz para aqueles que se encontram na escuridão sem saber para onde ir, e levando a todos uma palavra amiga e um abraço de irmãos.
Que a nossa Páscoa seja verdadeira em nossos corações, pois nunca devemos deixar de fazer o que podemos agora, pois não sabemos o amanhã.
E que Deus e Cristo nos ajude sempre e nos de forças para nunca desistir.

A Todos que visitam meu blog e que me seguem... Uma Feliz Páscoa!

Neisson Almeida

O Coelho da Páscoa e a Paixão de Cristo


- Papai, o que é Páscoa?
- Ora, Páscoa é...... bem...... é uma festa religiosa!
- Igual Natal?
- É parecido. Só que no Natal comemora-se o nascimento de Jesus, e na Páscoa, se não me engano, comemora-se a sua ressurreição.
- Ressurreição?
- É, ressurreição. Marta, vem cá!
- Sim?
- Explica pra esse garoto o que é ressurreição pra eu poder ler o meu jornal.
- Bom, meu filho, ressurreição é tornar a viver após ter morrido. Foi o que aconteceu com Jesus, três dias depois de ter sido crucificado. Ele ressuscitou e subiu aos céus. Entendeu?
- Mais ou menos ........ Mamãe, Jesus era um coelho?
- Que é isso menino? Não me fale uma bobagem dessas! Coelho! Jesus Cristo é o Papai do Céu! Nem parece que esse menino foi batizado! Jorge, esse menino não pode crescer desse jeito, sem ir numa missa pelo menos aos domingos. Até parece que não lhe demos uma educação cristã! Já pensou se ele solta uma besteira dessas na escola? Deus me perdoe! Amanhã mesmo vou matricular esse moleque no catecismo!
- Mamãe, mas o Papai do Céu não é Deus?
- É filho, Jesus e Deus são a mesma coisa. Você vai estudar isso no catecismo. É a Trindade. Deus é Pai, Filho e Espírito Santo.
- O Espírito Santo também é Deus?
- É sim.
- E Minas Gerais?
- Sacrilégio!!!
- É por isso que a Ilha da Trindade fica perto do Espírito Santo?
- Não é o Estado do Espírito Santo que compõe a Trindade, meu filho, é o Espírito Santo de Deus. É um negócio meio complicado, nem a mamãe entende direito. Mas se você perguntar no catecismo a, professora explica tudinho!
- Bom, se Jesus não é um coelho, quem é o coelho da Páscoa?
- Eu sei lá! É uma tradição. É igual a Papai Noel, só que ao invés de presente ele traz ovinhos.
- Coelho bota ovo?
- Chega! Deixa eu ir fazer o almoço que eu ganho mais!
- Papai, não era melhor que fosse galinha da Páscoa?
- Era, era melhor, ou então urubu.
- Papai, Jesus nasceu no dia 25 de dezembro, né? Que dia que ele morreu?
- Isso eu sei: na sexta-feira santa.
- Que dia e que mês?
- ??????? Sabe que eu nunca pensei nisso? Eu só aprendi que ele morreu na sexta-feira santa e ressuscitou três dias depois, no sábado de aleluia.
- Um dia depois.
- Não, três dias.
- Então morreu na quarta-feira.
- Não, morreu na sexta-feira santa ....... ou terá sido na quarta-feira de cinzas? Ah, garoto, vê se não me confunde! Morreu na sexta mesmo e ressuscitou no sábado, três dias depois! Como? Pergunte à sua professora de catecismo!
- Papai, por que amarraram um monte de bonecos de pano lá na rua?
- É que hoje é sábado de aleluia, e o pessoal vai fazer a malhação do Judas. Judas foi o apóstolo que traiu Jesus.
- O Judas traiu Jesus no sábado?
- Claro que não! Se ele morreu na sexta!!!
- Então por que eles não malham o Judas no dia certo?
- É, boa pergunta. Filho, atende o telefone pro papai. Se for um tal de Rogério diz que eu saí.
- Alô, quem fala?
- Rogério Coelho Pascoal. Seu pai está?
- Não, foi comprar ovo de Páscoa. Ligue mais tarde, tchau.
- Papai, qual era o sobrenome de Jesus?
- Cristo. Jesus Cristo.
- Só?
- Que eu saiba sim, por quê?
- Não sei não, mas tenho um palpite de que o nome dele era Jesus Cristo Coelho. Só assim esse negócio de coelho da Páscoa faz sentido, não acha?
- Coitada!
- Coitada de quem?
- Da sua professora de catecismo


Fonte: http://zamorim.com/textos/coelhodapascoa.html