sexta-feira, 16 de abril de 2010

A Arte de saber Dizer “NÃO”.


Na vida temos que aprender à por limites para que as pessoas respeitem nossos espaços, e o maior erro que podemos ter é sermos omissos às situações em que estamos vivendo, querer ser bom é uma coisa, agora ser bobo é totalmente diferente.
Se analisarmos nossa vida, quantas vezes escutamos um “Não”, freqüentemente escutamos as famosas frases:
- Agora não posso.
- Queria tanto te ajudar, mas infelizmente não vai dar.
- Vou ver se posso...
Essas três frases são apenas exemplos de muitas que já ouvimos, talvez para sairmos da situação pela qual estamos passando basta apenas sabermos essa palavra mágica, nela pode estar a saída do labirinto que entramos por ficar calado na hora em que deveríamos ter falado.
Todos os dias nos deparamos com vários exemplos de filhos rebeldes, marginais, apenas porque os pais não souberam falar não a eles, quantas histórias ouvimos de mulheres que apanham de seus maridos e agüentam caladas pois não querem dizer um não e dar basta aquela situação, e quantas encrencas nos metemos por não saber dizer não.
Por isso é importante usar essa palavra, quantas vezes fomos infelizes, fizemos coisas que não queríamos ter feito, pelo simples fato de ter medo de dizer a palavra mágica. Temos medo de magoar as pessoas, mas não temos medo de nos magoar, ou vamos viver aquele ditado: “A sua felicidade é a minha felicidade”, vamos para de ser hipócrita, a minha felicidade é a minha felicidade, vamos parar de colocar nossa vida nas mãos de outras pessoas, dizer “Não”, é tomar em nossas mãos as rédeas da nossa vida, é colocarmos nosso caminho na direção certa.
Vamos entender de uma vez por todas que cada um tem que resolver o seu problema, se estamos vivendo uma situação que nos incomoda vamos falar “Não” a isso e mudar o rumo da nossa história.
Também temos que ter coragem de falar as famosas frases:
- Agora não posso.
- Não quero viver essa situação.
- Não posso te ajudar agora.
Assim vamos aliviar o peso das nossas costas, vamos tirar o gosto amargo da boca e vamos estar nos fazendo mais felizes, às vezes as pessoas que estão ao nosso redor tem que ouvir um “Não” para poder aprender e principalmente a crescer na vida.
Falar um “Não” é uma arte que devemos usar sempre em nossa defesa e muitas vezes na defesa das pessoas que amamos.

Neisson Almeida

Um comentário:

  1. Olá , agora que ví esse novo post que aliás complementaria bem a crônica do Carrasco sábado passado lá no Jornalismo Antenado.

    Devemos sim saber impor limites na vida. Dizer não significa ser indelicado e sim saber o que quer, saber defender seus ideais. Saber dizer não também é uma forma de demonstrar amor .
    Parabéns pelo texto.
    Beijos no coração
    Márcia Canêdo

    ResponderExcluir