quarta-feira, 16 de junho de 2010

Reconquistar a nossa Alma!


Quero começar esse texto com uma frase do Físico, Matemático, filósofo, moralista e Teólogo Francês Blaise Pascal - “De que serve ao homem conquistar o mundo inteiro se perder a alma?
Infelizmente por diversas vezes em nossa vida perdemos a nossa alma, ou seja, perdemos a nossa identidade, essa perda se dá porque queremos viver a vida de outras pessoas, queremos sonhar os sonhos delas ou deixamos que ela mesmo coloque sua identidade em nós. Desse modo a cada dia nos desviamos de nosso caminho, entrando por lugares que nunca irá nos levar a lugar algum.
Vamos de pouco a pouco deixando nossos amigos, companheiros, pessoas que nos amam de lado para viver algo que futuramente nos ensinara mas se não estivermos preparados para enfrentar nos deixará marcas terríveis.
O nosso espirito é único, é ele que nos conduz, que nos faz sonhar, nos faz lutar por aquilo que tanto desejamos e nos faz almejar o ponto que queremos alcançar, quando o perdemos, deixamos de viver, pois colocamos nossa vida, nosso ideal e nossos sonhos nas mãos de pessoas que são incapazes de viver suas próprias vidas.
O primeiro passo para sairmos de onde nós mesmo nos colocamos é reconquistar o nosso espirito, é reconquistar a nossa liberdade é trazer de volta a autoestima que nos faz felizes conosco mesmo. Dando esse passo iremos sem duvida retomar a nossa vida e voltar a caminhar o nosso caminho e realizar nossos sonhos.
Como se questiona Blaise Pascal, também devemos questionar, pois o único culpado de perder a nossa alma somos nós mesmos, pois na ânsia de buscar a felicidade a qualquer custo, de querer ter tudo acabamos tirando de nós o pouco que nos faz feliz, e nós mesmo nos cegamos para os pequenos momentos que proporciona essa felicidade.
Temos que acreditar em Deus, que nos dará aquilo que tanto queremos no momento certo, temos que acreditar em nós mesmos, na nossa capacidade de conseguirmos aquilo que tanto queremos.
Por isso vamos cuidar bem de nós mesmos, vamos cuidar bem do nosso espirito, vamos cuidar dos valores que nossos pais nos passaram e naqueles que nascemos, pois esses valores é a nossa consciência que vai nos mostrar o que é certo ou errado.
Vamos valorizar a nossa família, os nossos verdadeiros amigos e nossos fiéis companheiros, vamos aprender a observar e julgar as pessoas, não pelas sua aparências mas pelas suas índoles e atitudes.
Vamos aprender com o Cristo que nunca julgou ninguém pela suas aparências ou pela sua capacidade de argumentação, mas sempre julgou pelo seu coração, e pela suas almas que transpareciam em seus olhares.

Neisson Almeida

Um comentário:

  1. Olá meu anjo, que belo texto reflexivo. Parabéns.
    Na vida devemos aprender que da mesma forma é muito importante amar ao próximo como Jesus nos ensinou, mais importante ainda é nos amarmos. Impor limites às intervenções de terceiros, evitar se magoar com prejulgamentos sobre nossas ações, saber ceder em alguns momentos.Devemos sempre saber que existem horas de avançar e outras de recuar ou permanecermos no mesmo lugar, pois a vida é cheia de imprevistos.Colocar nossa felicidade apenas as mãos de outros é um erro que muitas vezes cometemos, porém também não podemos viver isolados , portanto na medida do possível devemos tentar nos manter próximos de epssoas que nos fazem bem, tem algo a nos acrescentar, se mostram verdadeiramente amigos e retribuir da mesma forma.
    Manter nossa personalidade, nossa liberdade de expressão são coisas importantes em nossa caminhada.
    Parabéns mais uma vez pelo texto, importantes reflexões.
    Beijos no coração meu querido
    Márcia Canêdo

    ResponderExcluir