terça-feira, 18 de maio de 2010

Aprender com os erros do passado e não cometer os mesmos no futuro.


A Vida é a nossa maior escola, dela tiramos lições valiosíssimas que levaremos para o resto da nossa caminhada, e para tirarmos essas lições temos que cometer erros, muitos desses erros nos causam traumas e dores que levamos tempo para poder superar, ,as eles são importantes para que nunca mais possamos cometê-los e assim no futuro fazermos um caminho mais feliz.
Mas infelizmente muitas vezes a nossa ignorância faz com que não aprendemos nada com aquele erro que cometemos ou aquela situação que passamos, e continuamos a insistir e assim a cada dia nos machucamos mais e mais.
Tem um sábio ditado popular que diz: - “Errar uma vez é humano, persistir no erro é burrice”. Infelizmente essa “burrice” faz com que prolonguemos o nosso caminho de dor, traumas e tristezas, por isso, mesmo que soframos naquele momento, devemos ser racionais para não cometer as burrices da vida de fazer de todos os nossos dias um tormento de lamentações.
Temos todos os dias a chance de começar de novo, Deus nos da a oportunidade de mudarmos radicalmente a nossa vida para melhor, mas optamos inúmeras vezes de ao mudar, pois é mais fácil culparmos Deus e as pessoas dos nossos sofrimentos, sendo que o grande culpado somos nós mesmos.
Temos que compreender que não somos seres perfeitos, caminhamos em busca desta perfeição, e na caminhada dessa busca a nossa imperfeição irá nos levar a erros, para que possamos absorver dele a lição que necessitamos para no futuro não cometermos mais.
Um exemplo simples de entender é só observarmos quantas vezes nos machucamos num relacionamento amoroso, e dele não tiramos a lição necessária para o nosso crescimento e cometemos os mesmos erros nos futuros relacionamentos, e sempre achamos que a outra pessoa estava errada, porque o nosso orgulho não nos deixa enxergar que o erro foi nosso, porque queremos ser felizes a qualquer custo sem se importar com a felicidade da outra pessoa.
E dessa forma nos traumatizamos a ponto de achar que todos os relacionamentos vai ser igual, mesmo sabendo que ninguém é igual a ninguém, felizmente estamos separados por um nível espiritual que separa os sábios dos ignorantes e os infantis de pessoas adultas e maduras tanto intelectualmente como espiritualmente.
Por isso, temos que ser sábios para a cada momento da nossa vida, e seja qual for a situação que estivermos passando, vamos tirar dela o ensinamento que no futuro não vai nos fazer cair no mesmo buraco.
Não tenhamos medo de tentar, pensando que a sociedade vai nos julgar se errarmos, pois que nos julga realmente é a nossa consciência, se errarmos vamos ter a humildade de admitir o nosso erro, se levantar curar as feridas que se formaram e seguir o nosso caminho.
O nosso futuro não depende de ninguém, vamos parar de colocar nas mãos das pessoas as decisões que nós mesmos temos que tomar, o nosso futuro pertence a nós, e se ele vai ser um mar de rosas ou de espinhos, só nós podemos escolher.

Neisson Almeida

2 comentários:

  1. OLá querido Neisson,na vida sofremos ou nos alegremos por nossas escolhas, errar é humano e que bom não acertamos sempre, pois muitos desses erros nos fazem amadurecer, crescer como pessoas, dar valor a coisas que no passado desdenhavámos ou achávamos frescura . Realmente nosso fururo não depende de ninguém além de nós mesmos e de nossas escolhas, podemos ter medo e nos proteger do risco que é abrir a vida e o coração para úma pessoa, porém fazer isto pode nos levar a deixarmos de ser felizes ao lado de alguém que vale a pena,que gosta realmente da gente.Muitos por terem sofrido no passado se fecham, essa atitude só leva a mais tristezas, ao menos está é minha opinião.
    Beijos no coração anjo, parabéns pelo post muito bem escrito e que leva a excelentes reflexões.
    Márcia Canêdo

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, Querido.
    Os erros da vida são adubos para o nosso crescimento como ser humano, claro que, se tomarmos como lição para não cometermos novamente os mesmos erros.

    Amigo, que hoje, 19/05, não seja só um dia feliz, por estas festejando teu nascimento, mas sim, um dia de reflexão e nesta reflexão possas crescer como pessoa mais e mais. FELIZ ANIVERSÁRIO Neisson.
    Com Carinho,
    Márcia

    ResponderExcluir