quinta-feira, 20 de maio de 2010

Enfrentar os fantasmas do passado.


Na nossa vida passamos por inúmeras situações, enfrentamos diversos problemas, sorrimos muitas vezes e por diversas vezes também choramos, nos alegramos com algumas pessoas e nos entristecemos com outras tantas, mas também fazemos muitas pessoas felizes e entristecemos outras, essa é a vida, o nosso caminho, às vezes de pedra, outras de flores.
Mas infelizmente muitas coisas boas que nos aconteceram esquecemos, pois não damos tanta importância, mas as coisas ruins recordamos porque o nosso ego não nos deixa esquecer, desse modo criamos em nossa vida um monte de fantasmas que nos assombram e não nos deixam ser felizes.
É lógico que esses fantasmas são os traumas e as desilusões pelas quais passamos, se pensarmos bem e analisarmos com calma a nossa vida, vamos ver que magoamos e desiludimos inúmeras pessoas, as nem recordamos ou não damos a mínima importância, mas quando acontece com nós não esquecemos pois o orgulho nos traz a vaidade.
E esses traumas e desilusões que carregamos conosco, nos traz uma cegueira que não nos deixa enxergar as oportunidades que aparecem em nossa frente, os fantasmas faz com que ficamos com medo de sermos felizes, pois achamos que tudo aquilo que passamos irá acontecer novamente, e que essa ou aquela pessoa ira fazer a mesma coisa que a outra pessoa fez.
Por isso, apesar do medo temos que antes de continuar a nossa caminhada, voltarmos ao passado e exorcizar esses fantasmas de nossa vida. Não adianta querermos esconder ou negar eles, pois eles existem e a melhor forma de espantá-los é enfrentá-los de frente, mas infelizmente ninguém pode fazer isso por nós.
E a melhor forma de enfrentá-los é entender que ninguém é culpado pelas nossas desilusões ou fracassos, o único e verdadeiro culpado somos nós, pois para sermos felizes a qualquer custo inventamos uma falsa felicidade e procuramos nas outras pessoas aquilo que naquele momento não encontramos em nós.
E se não enfrentarmos eles nunca conseguiremos caminhar com segurança, viveremos com medo de tudo ou de todos, e a nossa caminhada será árdua e totalmente sem graça, pois não conseguiremos ter alegria nos momentos que a vida nos proporciona.
Vamos erguer nossa cabeça, enfrentar o passado, o que passou... passou e não volta mais, tiramos dessas situações lições importantes, aprendemos a dar mais valor em nós mesmos, aprendemos a dar valor nas pessoas que realmente gostam de nós.
Deus nos quer felizes, mas para isso precisamos abrir os nossos corações para a felicidade, somos nós que fazemos a nossa vida e ditamos o ritmo da nossa caminhada. Vamos deixar as coisas acontecerem no seu tempo, sem pressa e sem ansiedade, assim esses fantasmas sumirão para sempre e aprenderemos a não trazê-los de volta para nossa vida.

Neisson Almeida

5 comentários:

  1. Olá querido Neisson, que importante reflexão a tua sabia?!Sabe por que?! Porque realmente é assim que a maioria de nós sentimos,ao menor sinal de felicidade em nossas vidas travamos por receio que algo aconteça no meio do caminho e atrapalhe tudo.Nossa vida é cheia de caminho de pedras e outros tantos de flores como você bem mensionou, já sofremos e fazemos outros sofrerem, já amamos e também fomos amados, enfim, altos e baixos que nos fazem crescer, amadurecer enquanto pessoas.
    Recebi uma mensagem cerca de um mês atrás que me pôs a refletir muito na ocasião e que o tempo me mostrou serem verdadeiras as palavras, dizia assim:"Quando sentir alguém bater na porta de seu coração não tenha medo de abrí-la pois pode ser a felicidade". Não tive medo de abrir essa porta apesar de também já ter encontrado muitas pedras em minha caminhada e sabe de uma coisa, não me arrependo, pois hoje estou muito feliz,me sentindo querida,cuidada e retribuindo o que está me sendo ofertado da mesma forma com o coração aberto.Isso, não tem preço, concorda?!
    BEijos no coração
    Márcia Canêdo

    ResponderExcluir
  2. Amigo... gostei do seu texto, porque mostra que a felicidade está em nossas mãos e ao nosso alcance!
    E somos nós que por medo do foi, negamos o que pode ser!
    Gostei mesmo.... viver é amanhecer hoje com a certeza do amanhã!
    Beijo no coração

    ResponderExcluir
  3. Já disse certa vez, Virginia Woolf que : É muito mais fácil matar um fantasma do que matar uma realidade.
    E Mario Quintana disse que "O passado não reconhece o seu lugar: esta sempre presente."


    Sendo assim, precisamos encarar os fatos, ter coragem para viver, de passar os obstaculos, de virar as paginas do passado e viver o presente. É o que penso.

    ResponderExcluir
  4. Sempre em frente vencendo os gigantes do dia a dia.
    Abraços forte

    ResponderExcluir
  5. Amigo Neisson, os fantasmas do passado sempre nos assustam, mas devemos enterrá-los e seguir nossa jornada com muita fé e coragem. Excelente matéria. Abraços. Roniel.

    ResponderExcluir