quarta-feira, 14 de abril de 2010

Não podemos controlar o mundo interno dos outros.


Um dos maiores erros que cometemos é achar que podemos controlar a vida das outras pessoas, queremos de certa forma fazer com que as pessoas ao nosso redor, faça exatamente o que queremos, não deixamos que ninguém expresse suas opiniões.
Não tem nada mais chato do que convivermos com pessoas controladoras, quanta experiências já tivemos nesse sentido, um exemplo clássico é nossos pais, que mesmo depois de adultos querem nos controlar.
E nenhum relacionamento da certo quando um dos envolvidos é controlador, não tem amor que dure e nem que sobreviva, mesmo nas amizades quando acontece essa situação ela acaba. Mas o pior é quando descobrimos que não conseguimos controlar as outras pessoas, ai vem um sentimento de impotência e de frustração, mas isso acontece porque não queremos de forma alguma compreender que cada pessoa tem a sua individualidade.
Se somos pessoas controladoras, façamos um exame de consciência e vamos melhorar esse defeito na nossa vida, porque se não mudarmos, além de não sermos felizes nunca iremos conseguir fazer as pessoas felizes ou pelo menos fazê-las se sentirem bem ao nosso lado.
Vamos aprender a respeitar cada um do seu jeito, mesmo que no fundo não concordamos com a decisão que ela tomou, vamos respeitar, porque elas o direito de passar por aquela situação, naquele momento para poder aprender com suas conseqüências, mesmo que a consequência seja boa ou má.
Para os pais que ainda tentam controlar seus filhos, deixem eles crescerem, assim como vocês já tiveram o seu tempo é preciso que eles tenham o tempo deles, deixam eles serem responsáveis pelas suas atitudes, pois eles tem que aprender a se virar na vida, infelizmente eles não vão ter vocês pelo resto da vida.
Para os namorados e os casados, é importantíssimo numa relação respeitar a individualidade um do outro, pois quem ama não prende, quem ama confia, não tem aquele ditado que diz: “ Que Ninguém é de Ninguém”, não temos donos e nem podemos em pensar em ser donos de alguém, assim ao invés de fazermos a pessoa nos amar, nós estaremos afastando ela, e quando perdermos a pessoa amada ficaremos pelos cantos nos lamentando.
Quantas pessoas, quantos relacionamentos, quantos amigos perdemos na vida pelo nosso jeito controlador de ser, mas tudo pode ser mudado, sempre teremos a segunda chance, por isso temos que aproveitar para mudar o nosso modo pensar e de ver a vida.
Vamos deixar cada um viver a sua vida, como queremos viver a nossa, dessa forma vamos viver mais leve pois não estaremos carregando os fardos dos outros, e estaremos fazendo as pessoas mais alegres pois elas estarão aprendendo o que é necessário para saber viver.

Neisson Almeida

Um comentário:

  1. Concordo,pois moro com minha avó é tem esta mania de mim controlar, principalmente na minhas opinioes sempre tenho que engoli as verdades dela eu acabo mim estressando , tem também a minha tia que ate hoje controla a vida do filho, ele tem 38 anos não é casado e nem tem filhos, qualquer coisa que ela fala com ele, ele logo se aborrece. Minha avo tem 67 e minha tia 62 são antiguadas e tradicionais, acabam tendo certos tipos de preconceito. Moro com ela a 4 anos, tenho 32 não sou casada e nem tenho filhos, estou trabalhando e faço curso de pedagogia. Valeu pelo texto maravilhoso tirou minhas duvidas.

    ResponderExcluir